Curtume Rusan integra feira em Nova York

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Curtume Rusan integra feira em Nova York

Empresa com mais de 35 anos de tradição na fabricação de couros para o mercado da moda, o Curtume Rusan foi um dos expositores brasileiros na Lineapelle – um dos maiores eventos globais do setor, realizada em Nova York, nos Estados Unidos. A empresa apresentou no evento a coleção de inverno 2025/26, com foco em camurças de alta qualidade e soluções sustentáveis.

A Rusan fez parte da comitiva de 14 curtumes brasileiros com estandes individuais no evento, em iniciativa do projeto Brazilian Leather em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Entre as ações realizadas no evento estiveram ativações em mídias especializadas no setor dos Estados Unidos e o apoio de parceiros e da diplomacia em Nova York, com a visita de representantes do consulado à feira.

Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather une estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros. Entre as medidas adotadas estão o incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países.

Prêmio Vencedores do Agronegócio

A Federasul abriu inscrições para o 12º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 8º Prêmio Elas no Agro. A premiação valoriza iniciativas do setor primário que contribuem para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Podem participar instituições públicas ou privadas e pessoas físicas que estejam operando ou tenham ramificações de produtos e serviços na cadeia do agronegócio.

As inscrições poderão ser feitas até 28 de julho em cinco categorias. São elas: ESG destinado às práticas ambientais, sociais e de governança, Elas no Agro, que destaca a liderança feminina; Antes da Porteira, voltado à área de insumos; Dentro da Porteira, para a área de produção; e Depois da Porteira, englobando as áreas de armazenamento, distribuição e serviços associados. A entrega da premiação ocorre no dia 28 de agosto, durante a Expointer.

Cadastro Positivo na CIC-Teutônia

A CIC-Teutônia promoveu na manhã de ontem mais uma edição do Café da Manhã Empresarial. Voltado para profissionais das áreas de crédito, cobrança e financeiro, o evento teve palestra com a supervisora comercial e de desenvolvimento RS da CDL Porto Alegre, Nutiele Cardoso Freitas.

Conforme Nutiele, entre os benefícios do Cadastro Positivo para as empresas estão a utilização dos dados na análise de crédito para vender mais. “O uso de relatórios com informações restritivas e positivas permite avaliações de crédito mais precisas, reduzindo o risco de inadimplência e promovendo a saúde financeira das empresas.”

Criado em 2011, o Cadastro Positivo visa promover uma análise de crédito mais assertiva na comparação com os cadastros negativos. Entre os indicadores positivos que integram a base de dados estão informações do comportamento de pagamento (faturas em atraso, adiantamento de pagamento e pontualidade de pagamento) e comportamento de consumo (contratos recentes e grau de comprometimento).

RÁPIDAS

  • Desafio de startups – Estão abertas as inscrições para a Batalha de Startups da 33º Mercopar – maior evento de inovação e tecnologia para indústria da América Latina, que ocorre de 15 a 18 de outubro em Caxias do Sul. Um total de 24 startups gaúchas serão selecionadas para a apresentação de pitchs para uma banca formada por investidores e empresários com alto reconhecimento no mercado. Interessados devem se inscrever até o dia 2 de setembro, no site programas.sebraestartups.com.br.
  • Mesa Brasil Sesc – Entre janeiro e maio deste ano, o Sesc Mesa Brasil arrecadou mais de 22milhões de quilos em doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza, número quase 19% acima do total arrecadado no mesmo período de 2023. Maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, o programa atua no combate à fome e ao desperdício. Os produtos são doados por empresas parceiras e distribuídos para organizações sociais de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Frase do dia

Alessandro Stefanutto, Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em entrevista à Globonews

“A reforma realizada não abordou de forma adequada o acúmulo de compromissos futuros e as mudanças nas condições econômicas e demográficas do Brasil. Temos diminuição do nascimento de crianças e aumento da expectativa de vida, o que traz um acúmulo de compromisso com a Previdência.” – Alessandro Stefanutto

Acompanhe
nossas
redes sociais