CTGs adaptam estruturas e retomam agenda de eventos

Tradicionalismo

CTGs adaptam estruturas e retomam agenda de eventos

Campanha estadual busca reconstruir entidades danificadas pelas cheias. Enquanto isso, parques de rodeio cedem espaço para festas de municípios vizinhos

CTGs adaptam estruturas e retomam agenda de eventos
O CTG Querência de Arroio do Meio foi danificado pelas cheias de maio e arrecada verba para a reconstrução. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

O sábado, 20, foi marcado pela retomada dos eventos campeiros e artísticos dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) da região, após os temporais de maio. Bom Retiro do Sul sediou o Duelo no Piquete Cabanha da Fé na cidade, e o calendaŕio de eventos segue no próximo fim de semana, com a 1ª etapa do Entrevero e Ciranda Cultural, que está em fase regional e será sediada pelo Gan Anita Garibaldi, em Encantado.

Diante do cenário pós-enchente, alguns eventos passam a ser organizados em cidades diferentes, enquanto os CTGs atingidos pelas águas organizam espaços ou buscam recursos para a reconstrução.

No caso do Gan Anita Garibaldi, o CTG serviu de apoio aos atingidos pelas cheias, com armazenamento de doações. A estrutura não foi atingida pelas águas e, por isso, ainda pode receber os eventos artísticos. A pista de laço, no entanto, foi danificada. Ainda, o Parque Municipal João Batista Marchese serve de abrigo aos moradores que perderam suas casas.

No fim de semana, ocorreu o Duelo no Piquete Cabanha da Fé, em Bom Retiro do Sul. (FOTO: RS FOTOGRAFIA/DIVULGAÇÃO)

Alternativas

A 2ª Etapa do Entrevero e Ciranda Cultural, fase regional, também ocorre em Encantado no dia 10 de agosto. Já a festa campeira do Gan Anita Garibaldi será no Parque de Eventos de Lajeado.

Diretora artística do Gan Anita Garibaldi, Valéria Maria Belloti, conta que a entidade decidiu manter os próximos eventos, pela importância cultural, além da movimentação que leva às cidades.

“Se não fazemos, compromete o trabalho das pessoas. Um evento desse porte movimenta a economia local”, reforça. Segundo Valéria, o grupo ainda não tem previsão para voltar a organizar as atividades campeiras no parque.

Primeira vez

A Festa Campeira do CTG Pagos de São Rafael, de Cruzeiro do Sul, também será no Parque de Eventos de Lajeado. Sem pista de laço, os eventos sempre eram feitos no CTG Espora Nativa, de Forquetinha, que foi atingido pelas cheias de maio. Por isso, nova alternativa foi encontrada em Lajeado.

Capataz campeiro do Pagos de São Rafael, Celso Oliveira destaca que o CTG também serviu de abrigo para os atingidos pelas cheias no município. Inclusive, uma pessoa continua abrigada no local.

Oliveira destaca que esta é a primeira vez que fazem o evento em Lajeado. “Fomos acolhidos por outras pistas não terem condições”, reforça.

Reconstrução

Entre os CTGs mais atingidos pelas enchentes, está o Espora Nativa, de Forquetinha, e o Querência de Arroio do Meio, além de instituições em Relvado e Muçum. Patrão do CTG Querência, André Quinot diz que os estragos na estrutura passam de R$ 351 mil, valor necessário para levantar paredes e refazer o telhado.

Para a parte interna, ainda são necessários cerca de R$ 90 mil. Mesmo sem eventos no local, iniciativas são organizadas para arrecadar verba e reconstruir o espaço. Nesta sexta-feira, 26, no Ginásio Pa-Rural, em Arroio do Meio, ocorre um Jantar Baile Solidário para este fim.

Além disso, os vestidos das prendas são outro problema, já que muitos estragaram com o lodo. Conforme Quinot, o CTG foi apadrinhado por outras entidades do estado com doação de valores. O grupo também conseguiu um salão da Comunidade de Dona Rita para auxiliar pessoas atingidas pelas cheias, já que muitos dos integrantes do CTG também foram atingidos.

No salão, hoje, são feitos os ensaios de dança. Mas a parte campeira permanece sem atividades. “Não tem mais luz, estragou tudo o que tinha lá embaixo, inclusive queimou o transformador, derrubou o nosso galpão também”, destaca Quinot.

Pelo Vale

Coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen da Rosa Mayer, destaca uma campanha no estado para a recuperação das entidades, chamada “Levanta meu Galpão”.

A iniciativa foi organizada pelo O Mundo do CTG, comandada pelo coreógrafo Juarez Paiva. Entre as ações da campanha, que envolvem uma vaquinha e um baile solidário, está a de apadrinhamento: aqueles CTGs que não foram atingidos adotam um galpão que sofreu danos em sua sede por conta das inundações.

Por meio do movimento, o CTG Querência de Arroio do Meio foi apadrinhado pelo CTG Pousada da Figueira, de Porto Alegre. Outras entidades da região também participam da campanha.

Programação para os próximos meses

  • 27/7 – 1ª Etapa do Entrevero e Ciranda Cultural fase regional – Encantado – Gan Anita Garibaldi
  • 2 a 4/8 – Festa campeira do PQT Morro Santo de Lajeado – Parque de Eventos de Lajeado
  • 10 e 11/8 – Festa Campeira CTG Erva Mate em Venâncio Aires – Parque do Chimarrão
  • 10/8 – 2ª Etapa do Entrevero e Ciranda Cultural fase regional em Encantado – Gan Anita com divulgação dos resultados após o jantar
  • 16 a 18/8 – Festa campeira do Gan Anita Garibaldi – Parque de Eventos de lajeado
  • 17/08 – cavalgada em busca da chama crioula em Alegrete – 24ª com a participação de várias entidades da região
  • 23 a 25/08 – Festa Campeira do CTG Pagos de São Rafael de Cruzeiro do Sul – Parque de Eventos de Lajeado

Acompanhe
nossas
redes sociais