Uma nova ponte provisória e emergencial será construída sobre o Rio Forqueta para permitir a passagem de veículos leves. A iniciativa partiu de empresários locais em conjunto com a comunidade.
No último final de semana máquinas iniciaram o trabalho na abertura do acesso ao local.
O trabalho iniciou em Marques de Souza, no trecho entre o acesso da antiga barca e o Camping do Írio. Pessoas e empresários envolvidos na construção preferem permanecer no anonimato.
A estrutura da ponte será formada por três contêineres, que serão preenchidos com pedra e concreto, totalizando uma carga de 120 toneladas. Eles servirão de pilares para a instalação de torras de eucalipto. A pista de rolamento será feita de madeira.
O objetivo é concluir a construção ainda nesta semana, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Com a ponte pronta, haverá restrições de fluxo de veículos semelhantes às que já ocorrem na Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio.
Construção de estiva
Mesmo com a iniciativa privada, segue a tentativa da Associação de Amigos de Marques de Souza e Travesseiro para construção de uma ponte baixa (estiva) no Forqueta. A alternativa é considerada mais rápida e mais econômica neste momento.
A intenção é construir a estrutura de concreto próximo a estrutura que foi arrancada na enchente de maio. “Estamos encaminhando os projetos junto com engenheiros e orçamentos. A obra permitirá a passagem de veículos leves e pesados, garantindo a logística das empresas que está muito comprometida”, destaca Edna Kremer, presidente da associação.
Para uma ponte baixa sobre o Forqueta, a previsão orçamentária é de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões. Desde junho, a associação lançou a campanha “Travessia da Amizade”, que inclui doações via Pix e a venda de produtos personalizados. Até o momento foram arrecadados mais de R$ 236 mil.
Implosão da ponte
Desde a cheia, moradores das duas cidades enfrentam dificuldades para se deslocar. A alternativa é cruzar uma pinguela a pé ou enfrentar uma longa rota de 53 quilômetros pela estrada da Barra do Fão até Pouso Novo e a BR-386. Antes de maio, o trajeto era de três quilômetros.
Diante da situação, o governo municipal de Travesseiro elaborou um plano de trabalho e o encaminhou ao governo federal. O projeto para a nova ponte está orçado em R$ 15 milhões, e a Defesa Civil Nacional já sinalizou um empenho de R$ 4,1 milhões para o projeto.
Engenheiros responsáveis pelo levantamento da estrutura remanescente indicaram que não é viável reaproveitar os restos da antiga ponte, sendo necessária a implosão para a construção de uma nova.