Osasco e prefeitura de Estrela assinam termo de cooperação técnica e científica

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Osasco e prefeitura de Estrela assinam termo de cooperação técnica e científica

Parceria promete impulsionar o desenvolvimento e inovação na educação

Osasco e prefeitura de Estrela assinam termo de cooperação técnica e científica
Elisângela Mendes, secretária de Educação de Etsrela (Foto: Rodrigo Martini).
Estrela

Em meio aos desafios enfrentados por Estrela após as recentes enchentes, uma parceria com Osasco (SP) surge como fonte de energia para o município. O prefeito de Osasco visitou a cidade em um gesto de solidariedade e compromisso, estabelecendo um termo de cooperação técnica que promete transformar a realidade local.

Osasco, conhecido por ser o 6º maior PIB do Brasil e um polo de desenvolvimento econômico e tecnológico em São Paulo, traz consigo um vasto conhecimento em inovação e educação. Este acordo permitirá a Estrela acessar experiências bem-sucedidas e cases de sucesso implementados na cidade, especialmente na área educacional.

Secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes destaca a importância dessa parceria para o futuro da educação no município. “Osasco é uma referência nacional em tecnologia aplicada à educação. Inspirado nas práticas inovadoras, estamos confiantes de que podemos oferecer aos nossos alunos uma formação mais integrada e preparatória para o mercado de trabalho.”

Além das trocas de experiências e visitas técnicas, um acordo também prevê o apoio da Associação Comercial de São Paulo para a reconstrução da rede municipal de educação de Estrela. “Recebemos um apoio significativo dessa entidade, o que é muito importante para captarmos recursos e reconstruirmos nossas escolas afetadas pelas enchentes”, ressaltou Elisângela.

Entre os projetos em andamento no município, destaca-se a construção da nova escola Leo Joas, que atenderá mais de 600 alunos e está prevista para ser licitada em breve. O Recurso para a nova unidade está orçado em mais de R$ 10 milhões. “Estamos na fase de projeto, deve entrar para licitação nos próximos dias e, seguindo os trâmites burocráticos. Uma licitação dando certo em 30 a 60 dias, em seguida, iniciam as obras com previsão de entrega para 120 dias.”

Turno Integral

O modelo de educação em tempo integral retorna no próximo dia 5 de agosto, beneficiando todos os alunos das escolas urbanas e rurais até o 3º ano. “As crianças que tinham o turno inverso terão a sua vaga garantida, mesmo aquelas que mudaram de endereço ou foram realocadas para outras escolas”. Qualquer dúvida, os pais podem buscar orientações junto à Secretaria de Educação de Estrela.

“Estamos determinados a superar esses desafios e proporcionar uma educação de qualidade para nossas crianças. Com as novas escolas e a parceria com Osasco, esperamos não apenas reconstruir, mas também fortalecer nosso sistema educacional”.

Projeto Estrelas do Conhecimento

Sobre o assunto, a secretária descreve o Estrelas do Conhecimento como um projeto ímpar e traz ao aluno a possibilidade de ampliar os seus horizontes, aprender, desenvolver suas pesquisas. “Mesmo em meio às dificuldades, precisamos criar estratégias de superação. Estamos pensando em outros espaços, mudamos a metodologia e não vai parar por aí, pois precisamos continuar proporcionando para as crianças uma aprendizagem eficiente, eficaz e preparando para a vida”.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais