O dilema das árvores

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O dilema das árvores

A maior tragédia natural já registrada no Vale do Taquari e no Estado trouxe uma série de dilemas e novos paradigmas. E, assim como em outras catástrofes ou pandemias, também gerou vários especialistas e “tudólogos” muito atuantes nas redes sociais. Dentre os mais diversos debates pós-enchentes, um desses trata do plantio – ou não – de árvores às margens de cursos d´água e, especialmente, nas encostas do Rio Taquari. Há quem defenda o replantio imediato e há quem sustente um movimento contrário. No mesmo ritmo, há quem culpe as árvores pela destruição de casas e há quem defenda a tese de que tudo seria ainda mais avassalador sem a mata ciliar. É o dilema das árvores. É a polarização verde. E vejam só. Assim como quase tudo na vida, há bons argumentos para ambos os lados. E o debate é amplo e necessário.

Até mesmo os especialistas de verdade divergem sobre a melhor forma de garantir segurança para as margens dos nossos rios e arroios. Há quem defenda o plantio de vegetações rasteiras e árvores de portes pequenos. Há quem defenda árvores mais fortes ou robustas. E há quem defenda uma mescla dessas ações, com vegetação rasteira em determinados pontos e plantas maiores em outros. Sobre tudo isso, eu presenciei um fato curioso na localidade de São Miguel, em Cruzeiro do Sul. A família de José e Sueli Silva passou 36 horas em cima de uma Nogueira (foto), logo após a casa e o galpão serem destruídos pela força da água e dos troncos arremessados pela correnteza do Rio Taquari. E a nogueira só não foi varrida pela enchente (e troncos) porque um Pinheiro à frente resistiu e serviu de barreira para dezenas de troncos que por lá ficaram. Curioso, né?

Tarifa zero

Pré-candidato a prefeito de Lajeado, o vereador e pediatra Sérgio Kniphoff (PT) anunciou uma instigante provocação nas redes sociais. Segundo ele, é possível implantar um modelo de transporte público gratuito “para todos” na cidade. “Já pensou viver em uma Lajeado onde o transporte de ônibus é gratuito para todos? Não é mais um sonho. Dá para fazer, e eu sei como”, escreveu.

Bolsonaro vai se encontrar com apoiadores em Teutônia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai conversar com apoiadores no Vale do Taquari. O encontro está agendado para ocorrer nesta quinta-feira, em Teutônia, no trevo de acesso à cidade. De acordo com o Coordenador Regional do PL, Felipe Diehl, a agenda deve ocorrer por volta do meio-dia. “Ainda não está confirmado o horário. Ele sairá de manhã de Caxias do Sul e precisa estar em Santa Cruz do Sul às 17h”, antecipa. Além das três cidades, Bolsonaro também deve visitar Canoas e São Leopoldo, e deverá reunir-se com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Ele fica até sábado no Rio Grande do Sul.

Festa, buzinas e muitos apertos de mãos

A tradicional Festa do Colono e Motorista não fugiu à regra no bairro São Cristóvão, em Lajeado. O encontro foi um sucesso de público e demonstrou a força da comunidade e o respeito aos bravos profissionais homenageados. Da mesma forma, o intenso buzinaço durante a carreata pelas principais ruas da cidade gerou aplausos e, por óbvio, muita reclamação nas redes sociais. E como não poderia deixar de ser, a paróquia reuniu um expressivo número de pré-candidatos por metro quadrado, todos ávidos por abraços, apertos de mãos e, claro, pedidos não explícitos de votos.

Municipalização e expansão em Estrela

Há duas semanas a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade a transferência da estrada estadual Transantarita ao município Estrela. O Daer fica autorizado a passar a titularidade de parte da ERS-129, entre os quilômetros 26 e 30, à administração municipal. A extensão total do trecho repassado é de 4,4 quilômetros. A rodovia é um dos principais acessos a cidade e a proposta é promover melhorias na via, e impulsionar o setor econômico nas proximidades com o fim da área de domínio do Daer. Além disso, a municipalidade deve abrir nos próximos dias o edital de licitação para a pavimentação asfáltica de um trecho de 5 quilômetros da Trans Acácia, até as proximidades da empresa Folhito. A ideia é criar um espaço urbano fora das áreas alagáveis.

TIRO CURTO

  • Em Taquari, o vereador e presidente do Podemos, Felipe Reis, anunciou apoio à coligação do PSDB com o PT. Entretanto, e por meio de nota oficial, o partido Podemos anuncia que os filiados e pré-candidatos estão livres para apoiar outras coligações. Reis, é bom lembrar, trocou o PT pelo Podemos faz alguns meses.
  • As especulações devem se confirmar em Teutônia e tudo indica para uma das eleições mais acirradas da história do município, com dois ex-prefeitos, um prefeito e uma vice prefeita em exercício, e ainda um representante do PT em disputa pela prefeitura municipal.
  • Entre as principais cidades do Vale do Taquari, o PT projeta candidatos a prefeito em Lajeado, Encantado, Arroio do Meio e Teutônia. Não há mais tanta expectativa com relação a Estrela. E na “cidade mãe” do Vale, Taquari, o PT vai indicar um candidato a vice. Já o PL só projeta candidatos a prefeito (a) em Teutônia e Arroio do Meio. E também não há mais tanta expectativa em Estrela.
  • Também sobre o PT, a convenção da sigla em Lajeado ocorre no próximo sábado. Até lá será definido o nome do pré-candidato a vice-prefeito, que irá compor a chapa com Sérgio Kniphoff.
  • Ainda em Lajeado, o grupo formado pelo PP/Novo/PSDB/PL ainda aguarda pelo apoio, também, do partido Republicanos. E isso deve ocorrer nas próximas horas. Aliás, o presidente do Republicanos, o empresário João Giovanella, chegou a ser cogitado para compor chapa na majoritária em outros cenários.

Acompanhe
nossas
redes sociais