O prazo final para cadastro de pessoas atingidas pela enchente no benefício Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, é nesta sexta-feira, 26, após prorrogação. Os cadastros são feitos no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), localizado na Avenida Benjamin Constant, 420. Horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h45min, e na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
O atendimento é feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento ou de retirada de senhas. Quem ainda não fez o cadastro deve levar documentos de todos os integrantes da família (com CPF) e comprovante de residência (foto de comprovante de luz, água, IPTU ou declaração da Agente de Saúde) em nome do responsável familiar.
O benefício de R$ 5,1 mil (Auxílio Reconstrução) é pago para apenas um responsável por família, e a tentativa de fraude pode gerar processo criminal. Assim, se alguém que mora no mesmo endereço que você fez o cadastro como responsável, não é permitido que outra pessoa faça.
Os atingidos quese cadastraram devem consultar o andamento do processo no site Gov.br com o CPF do responsável pela família. Se o processo estiver com o status “Em processamento” ou “Em análise”, o cadastro está em análise dos dados por parte do Governo Federal. Caso o cadastro não apareça no site do Governo Federal, é preciso procurar o Ceapac para revisão dos dados.