Fundef planeja construir centro de formação médica

LAJEADO

Fundef planeja construir centro de formação médica

Nomeado de Instituto Dr. Wilson Dewes, entidade pretende auxiliar médicos com interesse na especialização de cirurgia craniofacial

Fundef planeja construir centro de formação médica
Presidente da Fundef, Ito Lanius, em entrevista ao programa Frente e Verso, nesta segunda-feira, 22 (foto: Paulo Cardoso)
Lajeado

A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) planeja a construção de um centro de formação médica, em Lajeado. Nomeado de Instituto Wilson Dewes, entidade pretende auxiliar, com aporte financeiro, médicos com interesse na especialização de cirurgia craniofacial.

O presidente da fundação, Ito Lanius, explica que a intenção é impulsionar o número de profissionais na área. “O médico ganharia uma bolsa para realizar a especialização e quando concluído, poderia trabalhar na Fundef ou em outro local.”

Lanius acrescenta que além do instituto, a entidade realizará outras formas de homenagem ao fundador da Fundef, Wilson Dewes. Médico faleceu em março deste ano após sofrer um infarto.

Entre os tributos, estão a adição do nome do criador na nomenclatura da entidade, passando a se chamar “Fundef/Dr. Wilson Dewes.”

Em relação ao repasse do estado, que foi ampliada para R$ 54,7 mil, o presidente considera uma ajuda essencial, porém insuficiente em razão do tamanho das demandas mensais.

Atualmente a Fundef atende 396 municípios e tem como gastos mensais em torno de R$ 280 mil. “Gostaríamos de fazer muito mais e sabemos que devemos. Entretanto, ainda que recebemos recursos de empresas amigas e do estado, nosso orçamento é restrito.”

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais