A Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) planeja a construção de um centro de formação médica, em Lajeado. Nomeado de Instituto Wilson Dewes, entidade pretende auxiliar, com aporte financeiro, médicos com interesse na especialização de cirurgia craniofacial.
O presidente da fundação, Ito Lanius, explica que a intenção é impulsionar o número de profissionais na área. “O médico ganharia uma bolsa para realizar a especialização e quando concluído, poderia trabalhar na Fundef ou em outro local.”
Lanius acrescenta que além do instituto, a entidade realizará outras formas de homenagem ao fundador da Fundef, Wilson Dewes. Médico faleceu em março deste ano após sofrer um infarto.
Entre os tributos, estão a adição do nome do criador na nomenclatura da entidade, passando a se chamar “Fundef/Dr. Wilson Dewes.”
Em relação ao repasse do estado, que foi ampliada para R$ 54,7 mil, o presidente considera uma ajuda essencial, porém insuficiente em razão do tamanho das demandas mensais.
Atualmente a Fundef atende 396 municípios e tem como gastos mensais em torno de R$ 280 mil. “Gostaríamos de fazer muito mais e sabemos que devemos. Entretanto, ainda que recebemos recursos de empresas amigas e do estado, nosso orçamento é restrito.”