Mais escolas, áreas de lazer e melhorias em serviços de saúde

Moradores desejam

Mais escolas, áreas de lazer e melhorias em serviços de saúde

Mesmo com três instituições de ensino fundamental, comunidade defende mais espaços para atender à demanda crescente. Governo planeja Emei no Floresta e Emef no Moinhos D’Água

Mais escolas, áreas de lazer e melhorias em serviços de saúde
Bairro Moinhos d´Água conta com creche e deve ganhar uma Emef
Lajeado

População crescente. Distância da área central. Fatores que motivam avanços na oferta dos serviços públicos no núcleo oeste/sul da cidade, que engloba os bairros Floresta, Jardim Botânico, Moinhos D’Água e São Bento. Ainda que a existência de avenidas e vias importantes facilitem o deslocamento até o Centro, muitos moradores se ressentem de mais opções à comunidade.

No campo da educação, por exemplo, líderes comunitários defendem mais instituições de ensino com possibilidade de atender alunos dos ensinos fundamental e médio. Hoje, a opção mais próxima para os mais velhos é em Conventos, mas uma escola particular. E mesmo na rede municipal, que atende educação infantil e ensino fundamental, a carência existe.

Conforme o presidente da Associação de Moradores do Floresta, Jaime Borger, o ideal seria a construção de uma uma escola que atenda, pelo menos, alunos das séries finais do ensino fundamental. Hoje, o bairro conta apenas com a Emef Pedro Welter, que fica próxima à RSC-453 e à divisa com Cruzeiro do Sul.

“Seria o ideal a construção de uma nova escola de ensino fundamental aqui e destinar o prédio atual para a instalação de uma creche. Penso que seria um primeiro passo para o nosso bairro, que também não tem posto de saúde”, salienta Borger. O pedido, inclusive, já foi encaminhado pela Associação de Moradores ao governo municipal.

Contraturno

Outra solicitação é por ampliação no contraturno escolar. No São Bento, a escola passou por reformas recentes para possibilitar a retomada do serviço, que chegou a ser fechado. Porém, a demanda é superior à oferta, segundo o presidente da Associação de Moradores, Marcos Linke.

Já no Moinhos D’Água, conforme a secretária da Associação de Moradores, Janara Silva, a creche foi instalada no meio do bairro de forma estratégica, pois era uma área em expansão. Porém, com o novo bairro vizinho, criou-se uma uma necessidade. “Eles também precisam, assim como o Bom Pastor, que ganhou uma creche, precisava”.

Obra inacabada

Outra queixa constante é com espaços de lazer para a comunidade. Conforme Janara, a entidade luta há anos pela ampliação do ginásio de esportes. A obra, iniciada no fim em 2023, ainda não foi finalizada. “Não temos banheiros para uso das pessoas”, lembra.

O ginásio é utilizado para treinos e aulas de quatro escolas de futsal para crianças, além de ser alugado para festas particulares de moradores, como aniversários. De maio até meados deste mês, foi um ponto de recolhimento de doações para famílias desabrigadas pela enchente.

Há pedidos, também por pracinhas, uma carência verificada no Moinhos D’Água e no recém criado Jardim Botânico. Ainda que o espaço que dá nome ao bairro seja um dos principais pontos turísticos de Lajeado, áreas menores para recreação são desejadas por moradores.

Investimentos

Conforme a secretária de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Cátia Berteli, o governo de Lajeado avalia a construção de uma creche no bairro Floresta, atendendo aos anseios de moradores. A ideia é utilizar um terreno na rua Luiza Eckhardt, próximo à Emef Pedro Welter. O local também deve contar com uma pracinha.

Já para o Moinhos d’Água, o município planeja a construção de uma nova escola de ensino fundamental. O anúncio havia sido feito pelo prefeito Marcelo Caumoainda no fim do ano passado. “Este projeto está em fase revisão antes de ser encaminhado para licitação”, frisa.

A instituição ficará na rua Etvino Stein, próximo à creche do bairro. Em entrevista à Rádio A Hora nesta semana, a secretária de Educação, Adriana Vettorello, afirma que a nova escola e a nova sede da Emef Dom Pedro II, que está em construção no bairro Jardim do Cedro, devem atender, juntas, mais de mil crianças.

Novo parque

No São Bento, o governo de Lajeado avalia a construção de um parque, semelhante aos existentes na cidade. Em reunião no fim do ano passado, o prefeito Marcelo Caumo apresentou imagens do projeto. A ideia é montá-lo próximo ao loteamento Alesgut, no lado direito de quem se desloca para Santa Clara do Sul.

Equipamentos públicos nos bairros

  • Educação infantil 
    Emei Jeito de Criança – bairro Moinhos D’Água
    Emei Pequeno Aprendiz – bairro São Bento

 

  • Ensino fundamental 
    Emef Pedro Welter – bairro Floresta
    Emef São Bento – bairro São Bento
    Emef São João – bairro Jardim Botânico

 

  • Saúde
    ESF São Bento – bairro São Bento
    UPA – bairro Jardim Botânico

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais