Desenvolvimento dos bairros passa por avanços em mobilidade urbana

LAJEADO

Desenvolvimento dos bairros passa por avanços em mobilidade urbana

Região possui vias importantes, mas problemas como excesso de velocidade, ausência de ciclovias e falta de calçadas de passeio incomoda usuários

Desenvolvimento dos bairros passa por avanços em mobilidade urbana
Acesso a UPA representa um dos principais gargalos da Car- los Spohr Filho (foto: Mateus Souza)
Lajeado

Alargamento de vias, reforma e construção de calçadas, implementação de ciclovias, colocação de redutores de velocidade ou de semáforos em pontos de alta velocidade. A mobilidade urbana se desenha como um dos grandes desafios aos bairros Floresta, Jardim Botânico, Moinhos D’Água e São Bento nos próximos anos.

Ainda que muitos projetos possam ser implementados no médio e longo prazo, há intervenções e obras em infraestrutura viária reivindicadas por moradores com urgência. Algumas soluções já estão no escopo do Poder Público. Outras, no entanto, parecem longe de saírem do papel ou não são cogitadas.

No São Bento, por exemplo, o trânsito se tornou um problema. No trecho municipalizado da ERS-421, a Carlos Spohr Filho, o fluxo de veículos é crescente por conta da ligação com Santa Clara do Sul. Misturado ao tráfego interno do bairro, representa um problema comunidade. Acidentes se tornaram frequentes na região.

“Precisamos de soluções urgentes, pois nosso bairro é um dos que mais cresce na cidade”, aponta o presidente da Associação de Moradores do São Bento, Marcos Linke. No ano passado, a comunidade local chegou a promover um protesto por mais segurança, motivado por uma morte no cruzamento com a Érico Weber.

Melhorias a caminho

Outro trecho com melhorias reivindicadas pela comunidade é no acesso à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) e ao Jardim Botânico de Lajeado. Para o presidente da associação de moradores, Alfredo Farinhas Neto, o ideal seria a execução de uma terceira pista na Carlos Spohr Filho, desde a ponte do Saraquá até o entroncamento com a ERS-130.

“É preciso pensar nessas possibilidades, pois temos o afunilamento da pista e isso prejudica as conversões. E também é preciso pensar em um mínimo de segurança para os pedestres, com a construção de calçadas e instalação de guard rails”, frisa.

Para o trecho, o governo de Lajeado prepara a construção de uma rotatória no acesso à UPA. Conforme a secretária de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Cátia Berteli, o projeto está em andamento. “Atrasou um pouco em virtude da grande quantidade de demandas por conta da enchente, mas vai sair”, frisa.

Maior fluidez

No Floresta, a construção de duas rotatórias na RSC-453 trouxeram uma maior fluidez para o trânsito na região. Além disso, aumentou a sensação de segurança de motoristas. O presidente da associação de moradores, Jaime Borger, lembra que eram reivindicações antigas da comunidade, sobretudo por se tratar de um acesso à EscolaMunicipal Pedro Welter.

“É uma luta antiga minha e dos demais moradores. Mas fizeram a obra em partes. Esqueceram de nos no projeto da iluminação das rotatórias, que até agora não ocorreu. E os acessos às ruaslaterais também estão precários, mas já melhorou muito com as rotatórias. O Floresta é um bairro muito rico, com várias empresas grandes, mas recebemos muito pouco retorno pelo que contribuí-mos”, observa.

As principais vias urbanas

  • Carlos Spohr Filho (Jardim Botânico/São Bento)

Trecho municipalizado da ERS-421 em 2022, liga Lajeado a Santa Clara do Sul. A via apresenta boas condições de trafegabilidade na maior parte da sua extensão. No entanto, algunscruzamentos são perigosos em determinados horários, o que eleva o número de acidentes de trânsito.

  • Avenida dos Ipês (Jardim Botânico/Montanha)

Asfaltada em 2021, se tornou uma opção importante para o fluxo interno dentro dos bairros devido à fluidez é duplicada em toda a sua extensão –. Conecta a Carlos Spohr Filho à Benjamin Constant. Contudo, o excesso de velocidade preocupa moradores.

  • Avenida Benjamin Constant (Jardim Botânico/Moinhos D’Água/Bom Pastor)

Uma das principais avenidas de Lajeado, foi ampliada na década passada em direção a Conventos para acompanhar o desenvolvimento da cidade nesta região. A via é duplicada, mas o trânsito apresenta riscos em alguns pontos, tendo causado inclusive morte por atropelamento em 2023.

  • Primeiro de Maio (Moinhos D’Água/São Bento)

Alternativa ao fluxo da Carlos Spohr Filho, possui parte de sua extensão sem pavimentação, o que afasta motoristas. O trecho de São Bento, que passa por posto de saúde e fundos da escola municipal, é asfaltado e movimentado.

  • Rua Henrique Eckhardt (Floresta)

Acesso principal ao Parque de Rodeios de Lajeado, também tem ligação com o bairro São Bento. Há planos para pavimentação do trecho até o espaço de eventos, por meio do projeto de pavimentação comunitária.

  • RSC-453 (Floresta)

Principal ligação de Lajeado com o Vale do Rio Pardo tem, no bairro Floresta, um dos trechos mais movimentados. Rotatórias construídas em 2023 trouxeram maior fluidez, após anos de reivindicações de moradores e motoristas.

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