Partidos começam a definir candidaturas e coligações

CONVENÇÕES

Partidos começam a definir candidaturas e coligações

Etapa de confirmação dos nomes para a disputa das eleições municipais vai até 5 de agosto. Nas maiores cidades, cenário aponta para disputas menos polarizadas

Partidos começam a definir candidaturas e coligações
Período para definição das candidaturas vai até o dia 5 de agosto. Depois, partidos devem efetuar o registro junto à Justiça Eleitoral até 15 de agosto, enquanto a campanha inicia no dia 16 (Foto: arquivo A Hora)
Vale do Taquari

Até 5 de agosto, partidos e federações partidárias em todo o país estão autorizadas a promover convenções partidárias, com o objetivo de definir candidaturas aos executivos municipais e também às câmaras de vereadores. O prazo inicia neste sábado, 20, e representa um dos principais momentos do processo eleitoral.

Embora seja um passo importante para o início da campanha eleitoral – marcado para 16 de agosto – as deliberações tomadas por partidos nas convenções não são definitivas. Isso porque, passado este período, as agremiações terão mais dez dias para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral.

No Rio Grande do Sul, o pleito deste ano chegou a ser colocado em xeque por lideranças políticas e empresariais em virtude dos efeitos da enchente histórica de maio. Até mesmo o governador Eduardo Leite chegou a se manifestar sobre o tema. Contudo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) garantiu condições plenas de organizar as eleições.

Um dos principais desafios para a disputa este ano, no âmbito da Justiça Eleitoral, será a realocação de eleitores. Escolas, ginásios e outros prédios públicos que abrigavam seções eleitorais e foram devastados pela cheia não poderão ser utilizados em outubro. Alguns dos cartórios eleitorais da região já anunciaram as mudanças de locais.

Cenário no Vale

No Vale do Taquari, as movimentações partidárias começaram ainda no ano passado. A catástrofe climática adiou algumas conversas e negociações, que foram retomadas principalmente a partir de junho. Os últimos dias, inclusive, foram marcados por mudanças e reviravoltas no cenário político.

Nas maiores cidades o total de candidaturas varia. Enquanto Lajeado, Encantado e Taquari tendem a contar com três chapas majoritárias, em Venâncio Aires e Arroio do Meio o número pode chegar a quatro. Teutônia tem cinco postulantes ao Executivo até o momento, enquanto em Estrela – que teve sete concorrentes em 2020 – até seis partidos miram a prefeitura.

Em toda a região, conforme levantamento feito pela reportagem, pelo menos 24 prefeitos devem tentar a reeleição em outubro. Outros 11, que já estão em segundo mandato, não podem concorrer novamente.

Venâncio Aires

De duas para quatro candidaturas. Esse é o cenário desenhado no município. Pela terceira vez seguida, Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) se enfrentam nas urnas. Mas o atual e o ex-prefeito também terão a companhia do ex-vereador Cândido Faleiro (PT) e do empresário Maciel Marasca (PP) na disputa.

Teutônia

Até o momento, são cinco nomes lançados à disputa. O atual prefeito, Celso Forneck (PDT), tenta a reeleição e terá, entre seus adversários, a ex-aliada e vice-prefeita Aline Kohl (PL). Dois ex-prefeitos, Jonatan Brönstrup (PSDB) e Renato Altmann (PSD) também estão no páreo, assim como o médico Carlos Renato Dreyer (PT).

Estrela

A cidade pode, mais uma vez, ter o recorde de candidaturas na região, mas ainda há indefinições. Nomes garantidos para a disputa são do atual prefeito Elmar Schneider (MDB), da ex-primeira-dama Carine Schwingel (União Brasil), do vereador João Braun (PP) e do empresário Jair Wermann (Novo). PT, com Denise Goulart, e PSB, com Renato Horn, avalia, o cenário.

Taquari

Na cidade-mãe do Vale, reviravoltas. O fim da dobradinha entre PDT e PT fez com que os trabalhistas lançassem André Brito a reeleição, tendo uma vice do PP. Já os petistas se aliaram ao PSDB, que aposta no ex-vice-prefeito Luizinho Santos para o cargo. Por fim, o PL lançou o advogado Rafael Leite para tentar romper a polarização.

Lajeado

Mais uma vez, a tendência é de três chapas às eleições. A vice-prefeita Gláucia Schumacher (PP) tenta garantir mais quatro anos para o grupo que administra a cidade. A oposição está dividida, com dois vereadores pleiteando o Executivo: Carlos Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT). Luís Benoit (PL), que chegou a ser lançar pré-candidato, recuou e decidiu apoiar Gláucia.

Arroio do Meio

Pela primeira vez em quatro décadas, a cidade pode contar com quatro frentes na disputa eleitoral. Além das tradicionais candidaturas de PP e MDB – representadas pelo atual prefeito, Danilo Bruxel, e o ex-prefeito, Sidnei Eckert –, PL e PT almejam protagonismo em outubro. Lúcia Horn e Paulo Grassi, respectivamente, são os nomes apontados.

Encantado

Três pré-candidaturas foram lançadas no município. Na situação, Jonas Calvi (PSDB) busca a reeleição e quer levar o partido à terceira vitória consecutiva. Na oposição, Paulo Costi (PP), que já comandou a cidade, quer voltar ao cargo, enquanto o PT aposta no ex-vereador e ex-presidente do Codevat, Luciano Moresco.

OUTROS MUNICÍPIOS DO VALE

  • Anta Gorda
    Xico Frighetto (Republicanos)
  • Arvorezinha
    Jaime Borsatto (PP)
  • Bom Retiro do Sul
    Rodrigo Rodrigues (União Brasil)
    Celso Pazuch (PSB)
    Eder Ciceri (Republicanos)
    Diogo Antoniolli (PL)
  • Boqueirão do Leão
    Jocemar Barbon (PL)
    Paulo Joel Ferreira (MDB)
  • Canudos do Vale
    Paulo Bergmann (MDB)
    Maico Berghahn (PSB)
  • Capitão
    Gilnei Cadore (PDT)
    Márcio André da Costa (MDB)
  • Colinas
    Marco Rohr (PL)
  • Coqueiro Baixo
    Luciano Ongaratto (MDB)
    Juari Ceratti (PP)
  • Cruzeiro do Sul
    Rudimar Muller (PT)
    Cesar Marmitt (PP)
    Demétrios Lorenzini (PL)
    Bira Marques (PODEMOS)
    Daia Maria (MDB)
  • Dois Lajeados
    Fabiana Giacomin (PP)
  • Doutor Ricardo
    Alvaro Giacobbo (MDB)
    Nilton Rolante (PSDB)
  • Fazenda Vilanova
    Amarildo da Silva (PDT)
    Sérgio Cenci (PP)
    João Fernandes (Republicanos)
  • Forquetinha
    Vianei Noll (PP)
    Marcelo Schmitz (PL)
  • Ilópolis
    Fernando Dapont (MDB)
    Vagner Mucelin (PP)
  • Imigrante
    Celso Kaplan (PP)
    Germano Stevens (MDB)
  • Marques de Souza
    Fábio Mertz (PP)
    Lucas Stoll (PT)
  • Mato Leitão
    Arcenio Maldaner (MDB)
    Arly Stöhr (PDT)
    Antônio Pereira da Silva (PL)
    Leonardo Alves (Republicanos)
  • Muçum
    Mateus Trojan (MDB)
    Aristides Coser (PP)
  • Nova Bréscia
    Angelo Barbieri (PP)
  • Paverama
    Fabiano Brandão (PSDB)
    Lucianinho do Atelier (PDT)
    Michele Vargas (MDB)
  • Poço das Antas
    Vânia Brackmann (PDT)
  • Pouso Novo
    Moacir Severgnini (PDT)
  • Progresso
    Paulo Schmitt (PP)
    Diogo Batista (PL)
  • Putinga
    Claudiomiro Cenci (PP)
  • Relvado
    Carlos Fraporti (PP)
    Jatir Radaelli (MDB)
  • Roca Sales
    Bayard Fischer dos Santos (MDB)
    Jones Wunsch/Mazinho (PP)
  • Santa Clara do Sul
    Fabiano Immich (MDB)
    Márcio Haas (PP)
  • Sério
    Moisés de Freitas (MDB)
    Cleonir de Abreu (PDT)
  • Tabaí
    Anderson Vargas (PT)
    Ênio Braga (PP)
  • Travesseiro
    Gilmar Southier (MDB)
  • Vespasiano Corrêa
    Tiago Michelon (PL)
  • Westfália
    Joacir Docena (MDB)
    César Juliano Blöemker (PP)

Essa lista é uma prévia de nomes cotados nas cidades ou divulgados por partidos políticos. Em alguns casos, não houve a confirmação sobre as pré-candidaturas por parte das siglas.

CALENDÁRIO ELEITORAL

20 DE JULHO
– Início das convenções partidárias

5 DE AGOSTO
– Término do prazo para realização das convenções

15 DE AGOSTO
– Data limite para registro das candidaturas

16 DE AGOSTO
– Início da campanha eleitoral nas ruas e na internet

30 DE AGOSTO
– Começa a propaganda eleitoral obrigatória na TV e no rádio para o primeiro turno

3 DE OUTUBRO
– Término da campanha eleitoral

6 DE OUTUBRO
– Data do primeiro turno da eleição

19 DE DEZEMBRO
– Fim do prazo para diplomação dos eleitos

1º DE JANEIRO/2025
– Posse dos prefeitos e vereadores

Acompanhe
nossas
redes sociais