Nova mostras recolhidas em um aviário comercial, testaram negativo para a doença de Newcastle neste sábado, 20, em Anta Gorda. A análise foi realizada em animais situados a três e dez quilômetros de um aviário onde um foco foi registrado na última quinta-feira, 18. O surto resultou no abate de cerca de 7 mil aves e na interdição do estabelecimento.
Também neste sábado, o governo estadual implementou seis barreiras sanitárias na região, com mais duas instalações previstas para amanhã, 21. As barreiras, montadas pela Secretaria de Agricultura e pela Brigada Militar, visa desinfectar veículos que transportam ração ou pintos e desviar cargas de alto risco.
O Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu preventivamente a exportação de produtos avícolas para 44 países e declarou emergência zoossanitária no estado por 90 dias.
A doença de Newcastle, que não tinha foco no Rio Grande do Sul desde 2006, afeta aves domésticas e silvestres, causando sintomas respiratórios, nervosos, diarreia e edema na cabeça.
A transmissão para humanos é rara e suspeitas devem ser notificadas à Seapi.