Pouco mais de 55,9 mil. Esse é o total de pessoas residentes no Vale que possuem ficha assinada em um partido político. O percentual chega a quase 15% da população regional. Índice superior às marcas registradas por Rio Grande do Sul e Brasil no período.
Os dados, obtidos por meio de levantamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e comparativo com números do Censo 2022, indicam um engajamento maior de moradores da região com a atividade partidária. Siglas mais tradicionais e maior tempo de atuação dominam o cenário local.
A análise mostra que, nos municípios menores, há um envolvimento significativo da população com os partidos. Sério é a cidade com maior proporção de pessoas vinculadas a uma agremiação. Quase 45% dos 1.941 moradores têm filiação. Na sequência, aparecem Vespasiano Corrêa, com 40%, e Doutor Ricardo, com 39%.
Por outro lado, as cidades mais populosas do Vale repetem a tendência verificada nos grandes centros. Quanto mais pessoas, menor o índice de filiados. Lajeado, por exemplo, tem apenas 7,46% dos seus moradores com atuação em partidos, inferior inclusive às marcas nacional e estadual. Arroio do Meio (10,91%) e Estrela (11,92%) também se destacam nesse aspecto.
Mais da metade
Assim como ocorre em boa parte do interior gaúcho, MDB, PP e PDT puxam a fila de maiores partidos em número de filiados no Vale do Taquari. Os dados remetem aos tempos do bipartidarismo – onde MDB e Arena (atual PP) rivalizavam – e também à forte ligação trabalhista com o RS, por meio do ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004.
Partido com mais prefeituras e cadeiras nas câmaras de vereadores na região, o MDB é o campeão em filiação partidária, com domínio em mais da metade dos municípios da região. Destaque para cidades onde não está no poder, como Encantado e Taquari, e outras onde governa há mais tempo, casos de Santa Clara do Sul e Muçum.
Logo atrás, estão PP, com oito cidades, e PDT, com cinco. O PSDB lidera em total de filiados em três cidades do Vale do Taquari. A surpresa é o Podemos, de pouca expressão regional, mas com maior número de filiações em Sério. Por outro lado, o PRD – sigla que surgiu a partir da fusão do PTB com o Patriota – permanece com maior representação em Pouso Novo, apesar do esvaziamento em nível nacional.
Divulgação no sábado
Será divulgado amanhã, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado apto de todos os municípios brasileiros para as eleições municipais de outubro. Esses números são consolidados a partir de revisões, transferências de títulos e inscrições de novos eleitores feita até maio, quando fechou o cadastro eleitoral.
Partidos com mais filiados
(*) Venâncio Aires faz parte da região de cobertura do A Hora, mas não integra o Vale do Taquari