Emergência climática na pauta da inovação

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Emergência climática na pauta da inovação

Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp abordou as estratégias da pasta a partir das enchentes que assolaram o RS, durante reunião-almoço promovida ontem, 18, pela Acil em parceria com a CIC-VT. Para um público de cerca de 100 pessoas, Simone reforçou o papel da inovação para o futuro do Estado, mas ressaltou a necessidade de adaptar os projetos diante da emergência climática.

Antes da apresentação, o presidente da Acil, Joni Zagonel, ressaltou a importância de processos que ampliem a produtividade do Estado, de forma a devolver o RS a um papel de destaque no Brasil. “Os dados dos últimos dez anos mostram que o nosso crescimento se deu pelo crescimento demográfico, algo que não ocorrerá nos próximos anos.”

A secretária ressaltou a necessidade de criar mecanismos para evitar a fuga de talentos, situação que já ocorria no RS antes da tragédia, e que hoje se tornou uma das principais preocupações das entidades empresariais. Segundo ela, o governo criou o planejamento 2023-2026 para incentivar os processos de inovação de forma a manter o Estado atrativo para os profissionais.

Uma das iniciativas destacadas por Simone foi o catálogo de soluções para o enfrentamento de desastres climáticos, que começou a ser elaborado após as enchentes de setembro do ano passado. “Até o momento, já temos mais de 270 soluções cadastradas nas áreas de alimentação, acolhimento, apoio social, áreas de risco, infraestrutura, logística, planejamento climático, entre outros.

Sicoob apoia ação solidária do Sincovat

A agência do Sicoob São Miguel, em Lajeado/RS, apoia a iniciativa do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), que busca a doação de móveis e eletrodomésticos às famílias impactadas na região. A cooperativa destinou recursos financeiros, disponibilizados pelo Instituto Sicoob, para a compra de móveis e eletrodoméstico por parte do comitê de crise do Sincovat.

A aquisição ocorre em empreendimentos locais, de forma a privilegiar o comércio da região e movimentar a economia do Vale. A campanha do Sincovat alcançou doações para famílias de diversos municípios da região, principalmente em Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. O trabalho acontece desde setembro do ano passado e teve proporção ampliada a partir das enchentes desse ano.

RÁPIDAS

  • Top of Marketing – Duas empresas do Vale do Taquari estão entre as finalistas do Top Of Marketing 2024. A Unicred Premium concorre nas categorias Cultura (Troféu Eva Sopher) e Financeiro, enquanto a Run More disputa o troféu na categoria Moda. Promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul(ADVB/RS), a premiação é uma das mais tradicionais do setor e os vencedores serão revelados no dia 24 de outubro.
  • Isenção aos atingidos – O Senado aprovou projeto de lei que isenta de Imposto sobre Produtos Industrializados móveis e eletrodomésticos da linha branca para moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. A isenção vale para refrigeradores (não apenas geladeiras), fogões, máquina de lavar, tanquinhos, cadeiras, sofás, mesas e armários. Para obter o benefício, as pessoas precisam comprovar que residem na localidade afetada e que a casa foi diretamente atingida.

Frase do dia

Ariel Berti – Diretor, superintendentedo Sebrae RS em artigo onde aponta que 30% das Microempresas e MEIs continuam fora de operação no Estado

“O cenário que visualizamos é complexo e bastante desafiador para todos. Qualquer ajuda representa uma diferença na hora de ponderar a retomada do negócio ou fechar. Por isso, apoios tais como o do Sebrae, dos governos do Estado e Federal e tantos outros precisam ser somados para enfrentamento da crise atual.” – Ariel Berti

Acompanhe
nossas
redes sociais