A capacitação “Agente Capaz” promovida pela ONG Humus Brasil de Minas Gerais, uma associação que atua em comunidades em áreas de risco de desastres relacionados a eventos naturais extremos, e pela Vvolunteer, uma plataforma digital focada em voluntariado, resposta humanitária e ações sociais, foi organizada em Encantado. No auditório Brasil da prefeitura municipal, agentes locais, moradores e líderes
comunitários foram instruídos sobre como atuar em situações de desastres e catástrofes, com ênfase na prevenção.
O momento contou com uma primeira parte ministrada por bombeiros aposentados que fazem parte da Humus e, posteriormente, uma ida a campo visualizar na prática alguns dos ensinamentos repassados.
“A instrução é sobre coisas corriqueiras, mas que você pode fazer na hora do evento. Saída de dentro de um veículo, retirada de pessoas, arremessar um saco com uma corda para fazer o resgate de alguém que está descendo uma enxurrada, atos de grande valia na situação”, disse o bombeiro Jonas Cardoso, instrutor da Humus.
O treinamento reuniu cerca de 20 pessoas, incluindo representantes do governo municipal (Defesa Civil, Educação e Comunicação). A iniciativa, presente em diversos municípios, foi trazida a Encantado por meio da parceria entre a Vvolunteer e a Associação Comercial e Industrial (Acie). “Você consegue salvar uma vida utilizando esses conhecimentos. Suporte básico de vida está no treinamento, ensinamos a
fazer uma massagem cardíaca, desengasgo de adultos e bebês”, reforçou Cardoso.
Os ensinamentos práticos e técnicos foram repassados durante visita ao bairro Navegantes, um dos mais afetados pelas recentes inundações. Após o encerramento das oito horas de capacitação, a turma recebeu certificado. “Nos desastres, quem realiza os primeiros socorros são as pessoas mais próximas. O treinamento nos mostrou o que fazer em situações de desastre ambiental e trouxe referências importantes sobre prevenção, além de dar autonomia para as pessoas auxiliarem de forma organizada. Agora, como Agente Capaz, seremos multiplicadores desses ensinamentos”, comentou a presidente da Acie, Raquel Cadore.
Vvolunteer
Segundo o coordenador voluntário da Vvolunteer, Fabian Chelkanoff, o objetivo da agência é proporcionar às comunidades formação e auxílio humanitário. “Realizamos ações específicas no momento em que a tragédia acontece e depois no que chamamos de ajuda humanitária emergencial, onde ocupamos 30% de toda a nossa força e ajuda estruturante, como essa capacitação em Encantado”, disse Chelkanoff.
Dados apresentados durante o treinamento informaram que 85% dos primeiros resgates são feitos pela sociedade civil. “São atitudes de peito aberto, sem medo, tentando salvar alguém desesperadamente. Muitas vezes não funciona e os óbitos aumentam, porque faltou técnica e formação. Por isso passamos por coisas simples como primeiros socorros, resgate de alguém na água ou como sair de um carro que está boiando”, explicou Chelkanoff.
O treinamento iniciou em Porto Alegre e passou por Muçum e Encantado, segue em Roca Sales e depois Lajeado. Diversas cidades serão beneficiadas com a capacitação até dezembro desse ano. “A tragédia não marca dia, nem hora, ela acontece. Às vezes esquecemos que a prevenção é necessária e só lembramos quando perdemos alguém, por isso precisamos trabalhar para termos essa cultura e nos prepararmos” disse o coordenador da Vvolunteer. “No Japão as crianças aprendem cedo como reagir em momentos de catástrofe, temos que começar a pensar dessa forma”, complementou o coordenador da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto.
Visão dos participantes
Um dos presentes no “Agente Capaz” foi o engenheiro civil Gilmar Fachini. Como um dos integrantes a receber o certificado, Fachini afirma que o município precisa aprender a conviver com esses eventos adversos extremos. “Virou nossa realidade e por isso precisamos estar o mais preparados possível. Ter um treinamento para reanimação de parada cardiorrespiratória, resgate de soterrados, de alguém vítima de alagamentos e correntezas, faz toda a diferença. Foi um dos cursos mais gratificantes que fiz na vida e espero nunca precisar usar, mas se for preciso tenho certeza que poderei tentar salvar essa vida”, afirmou o engenheiro.
Saiba mais
A Humus Brasil é uma organização sem fins lucrativos formada por bombeiros militares, da reserva e militares com especialização em desastres. Atua desde 2021 com foco específico para atuar em prevenção e resposta a desastres. O grupo já realizou trabalhos nas cidades de Brumadinho-MG e Mariana- MG, além dos países Haiti e Turquia.