Presidente da EGR: “Concluir ponte da ERS-130 em seis meses é necessidade”

ARROIO DO MEIO

Presidente da EGR: “Concluir ponte da ERS-130 em seis meses é necessidade”

Luis Fernando Vanacor apresentou cronograma da obra em reunião nesta quinta-feira

Presidente da EGR: “Concluir ponte da ERS-130 em seis meses é necessidade”
Foto: Gabriel Santos

O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Vanacor, participou de uma reunião com líderes empresariais locais na tarde de quinta-feira, 18. O encontro teve como principal objetivo detalhar o processo de construção de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta na ERS-130, que conecta as cidades de Arroio do Meio e Lajeado.

Vanacor destacou a necessidade de concluir a nova ponte em um prazo de seis meses. Segundo ele, a EGR conseguiu adiantar em três meses o processo de contratação da obra, que normalmente levaria três meses, mas foi finalizado em apenas cinco dias. “Nos próximos meses, a intenção é divulgar o cronograma de obras nos meios de comunicação,” afirmou o diretor-presidente.

A antiga ponte da ERS-130 foi arrancada em 2 de maio. “A situação foi complicada ainda mais pelas inundações em Porto Alegre, que deixaram sistemas fora de operação. Mesmo assim, a EGR conseguiu assinar o contrato com a empresa Engedal no dia 5 de junho”, afirmou.

Vanacor enfatizou que a empresa contratada está ciente da urgência e do prazo de seis meses para a construção. “Será a primeira ponte inaugurada no pós-cheia,” declarou.

Luis Fernando Vanacor (Foto: Gabriel Santos)

O projeto

O novo projeto, já concluído, prevê uma estrutura elevada, com 5,10 metros acima da altura anterior, e uma extensão total de 175 metros. A ponte terá sete vãos e oito pilargabes, sendo cinco deles localizados em terra firme e três dentro do leito do Rio Forqueta.

Os serviços de topografia já foram realizados, e o aterro necessário será feito de forma gradativa. Para isso, a EGR pretende contratar uma nova empresa que auxiliará na execução do aterro.

Acompanhe
nossas
redes sociais