Prendas de Encantado e Arroio do Meio participam da 53ª Ciranda Cultural

TRADICIONALISMO

Prendas de Encantado e Arroio do Meio participam da 53ª Ciranda Cultural

Josinara Won Bostel e Vitória Pezzini fazem parte do GAN Anita Garibaldi, enquanto Giovanna Gasparotto pertence ao CTG Querência do Arroio do Meio

Prendas de Encantado e Arroio do Meio participam da 53ª Ciranda Cultural
As três jovens estão representando a 24ª região tradicionalista (foto: divulgação)
Encantado

A 24ª região tradicionalista está representada por Encantado e Arroio do Meio na 53ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, que inicia hoje, 18, e segue até 20 de julho, no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre. O concurso seleciona, entre as candidatas das categorias Mirim, Juvenil e Adulta, aquelas que melhor representam a mulher gaúcha em termos de conhecimento, desenvoltura e sociabilidade. Neste ano, a região tem como representantes Josinara Won Bostel, Giovanna Gasparotto e Vitória Pezzini.

A Ciranda Cultural de Prendas é composta por três fases: interna, regional e estadual, sendo esta última organizada pelo MTG. Este concurso tradicional visa despertar nas crianças e jovens o gosto pelas tradições gaúchas por meio da escolha das representantes em diferentes categorias. Josinara e Vitória fazem parte do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi de Encantado, enquanto a Giovanna pertence ao CTG Querência do Arroio do Meio. Elas concorrem nas categorias Adulta, Juvenil e Mirim, respectivamente.

“Estamos prestes a embarcar em um sonho, participando do concurso mais esperado pelas prendas do nosso Estado. As avaliações iniciam hoje de noite com prova escrita, amanhã, mostra folclórica, e no sábado, 20, apresentação artística”, explica Josinara. É um longo período de preparação, onde as prendas passam pelo concurso interno de suas entidades, fase regional da 24ª região, realizam pesquisa folclórica e estudam diversas bibliografias. “É um concurso que exige muito, mas estamos bem preparadas e com o coração muito feliz em estar representando a nossa região”, salienta.

A prenda reforça que as três estão muito ansiosas pela participação na Ciranda Cultural. “E felizes por toda trajetória que construímos. Sempre digo que um concurso não é só o período da avaliação, mas tudo o que vem antes, todas as conexões que a gente faz e todo o aprendizado que levaremos na bagagem para o resto da vida”, enfatiza Josinara.

Acompanhe
nossas
redes sociais