MDB escolhe nomes para candidatura própria

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

MDB escolhe nomes para candidatura própria

Com a confirmação de que o PP vai com chapa pura, com Paulo Costi na cabeça e Enoir Cardoso ou Marino Deves de vice, as atenções se voltam para os movimentos do MDB e do PSDB. E aí está a principal incerteza deste cenário pré-convenções em Encantado.

A noite de hoje promete encaminhar os rumos do MDB. Uma reunião entre integrantes da executiva, diretório e filiados colocará na mesa três nomes para escolher dois: o advogado Gustavo Mezzomo, o empresário Rudi Gonzatti e o ex-prefeito Baixinho Orsolin. A ideia dos emedebistas é viabilizar a possibilidade de candidatura própria a prefeito, principalmente depois que as conversas com o grupo de Jonas Calvi (PSDB) travaram. E, nesse contexto, surgem dúvidas: por que travou? tem chance de destravar? e se destravar, vai Jonas e Baixinho? e se continuar travado, vai Jonas e Gonzattinho, ou Jonas e Rogério Conzatti ou Jonas e Cris Costa. Eita!

Fora do páreo!

Embora estejam aptos a buscar a reeleição, os prefeitos de Putinga, Paulo Lima (PP), e de Dois Lajeados, Tiago Grando (MDB), já comunicaram seus aliados que entregam os cargos em dezembro. Na Terra do Meteorito, um dos nomes cotados para buscar a sucessão é o do ex-prefeito Claudiomiro Cenci (PP). Em Dois Lajeados, a atual vice-prefeita Fabiana Giacomin (PP) está confirmada como pré-candidata pela situação.

Muçum e Relvado

Aristides Coser e Jatir Radaelli: oposição mira ex-prefeito

Nomes experientes, que já sentaram na cadeira de prefeito, despertam os olhares dos partidos de oposição em Muçum e Relvado. Na Princesa das Pontes, a ideia de repetir a candidatura de Alex Colossi (PSDB) esfriou após a enchente de maio e movimentos internos concentram as atenções para atrair Aristides Pedro Coser (PP) para a cabeça de chapa.

O entendimento de alguns líderes é que o empresário de 77 anos, que administrou o município em dois mandatos (1983-1988 e 1993-1996), tem energia para encarar a campanha e capacidade de mobilizar os simpatizantes para a disputa contra o atual gestor Mateus Trojan (MDB). Os defensores da candidatura enxergam em Coser perfil semelhante ao de Adroaldo Conzatti (in memoriam), que voltou ao protagonismo político de Encantado após um período afastado. Coser não nega as conversas, mas despista quando é perguntado se aceita concorrer.

Em Relvado, os emedebistas jogam suas fichas em Jatir Radaelli para voltar à Prefeitura. Primeiro prefeito da história do município, Jatir acumula quatro mandatos (1989-1992; 1997-2000; 2001-2004 e 2009-2012). A última vez que concorreu foi em 2012, quando perdeu por apenas dois votos para Adroaldo Da Croce (PT). Nesta semana questionei um simpatizante se Jatir já estava se movimentando para encarar o
atual prefeito Carlos Fraporti, o Loiso (PP). Eis a resposta: “Ele nunca parou de fazer política. É perfil Adroaldo Conzatti”.

Bayard x Mazinho em Roca Sales

A Cidade da Amizade tem o cenário político praticamente definido. Sem Amilton Fontana, impossibilitado de concorrer por já ser reeleito, o MDB confirma o ex-prefeito Bayard Fischer dos Santos (1997-2000) como cabeça de chapa da situação.

Pelo lado da oposição, o PP define o empresário e ex-servidor concursado da Prefeitura, Jones Wunsch. Durante sua trajetória como funcionário público, Mazinho como é mais conhecido, teve experiência nos setores da educação e fazenda. A expectativa dos progressistas, agora, é confirmar a junção com o PSDB e o Podemos e definir o vice.

Eu pergunto!

Você aposta em surpresas na composição das chapas igual tivemos nas últimas duas eleições em Encantado? Em 2016, Adroaldo Conzatti, do PSDB, aliou-se ao PP de Enoir Cardoso. E em 2020, PP e MDB, rivais históricos, estiveram do mesmo lado com Enoir Cardoso e Celso Cauduro.

Presente especial

Na edição de sábado, 13, escrevi sobre o bresciense Halei Barbieri, goleiro do Esporte Clube Pelotas na década de 1980, para destacar a expansão do Grupo A Hora para a região Sul do Estado.

Já no domingo, 14, fui surpreendido com a mensagem do filho do Halei, o Artur, para confirmar que a família segue a vida na Cidade do Doce. E mais, me solicitou cópia da página do jornal para emoldurar e presentear o pai, que agora está aposentado. Claro que também fiz meu pedido, a foto do Halei na época de atleta. Tudo registrado por aqui!

Bastidores

Em Vespasiano Corrêa, o PL do prefeito Tiago Michelon tem reunião nesta quinta-feira, 18, para alinhar as composições para outubro. A tendência é de repetir a dupla Tiago e Adriano Ballerini (MDB). Já o PP garante ter candidato de oposição, mas só divulga o nome após a convenção marcada para o dia 2 de agosto.

Em Nova Bréscia, o PP repete Angelo Barbieri e Leandro Dadalt na tentativa de reeleição. A dúvida é se terá adversário. PDT e MDB ainda avaliam o cenário e, por enquanto, nada está definido sobre candidatura a prefeito.

Em Coqueiro Baixo, Luciano Ongaratto (MDB) tentará manter o partido no comando do município, após dois mandatos consecutivos de Jocimar Valer. O PP tem nome para a disputa, mas mantém em sigilo. Em Encantado, o PT aguarda a composição das outras candidaturas para anunciar o vice, ou a vice, de Luciano Moresco.

Acompanhe
nossas
redes sociais