Em participação no 42º Congresso de Municípios do RS, em Porto Alegre, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella voltou a afirmar que a ponte de ERS-130 será entregue antes do Natal. “Vamos fazer em seis meses. Disse para o governador. Esta é a meta. Trabalhamos com otimismo resiliência e determinação.” Fala foi feita, na tarde de quarta-feira, 17, durante apresentação sobre o panorama rodoviário do estado.
LEIA MAIS: Prefeitos debatem ações de reconstrução para o agro gaúcho
A empresa contratada para construção da ponte na ERS-130 avança na instalação do canteiro de obras. Nesta semana, é feita montagem da área de convivência, alojamento dos funcionários, instalação de água e luz. Com conclusão prevista para dezembro, primeiros contêiners chegaram na terça-feira, 16.
A nova estrutura que ligará Lajeado e Arroio do Meio será construída com uma elevação de cinco metros, se comparada à antiga ponte, destruída pela enchente de maio. A modificação é necessária para garantir segurança aos motoristas e evitar que novas cheias impeçam a circulação dos veículos entre as duas cidades.
A elevação foi embasada nos estudos hidrológicos feitos pela equipe. Por meio de técnicas de topografia, foi possível analisar em quantos metros a água do Forqueta subiu na antiga estrutura.