Referência nacional em apenas quatro anos

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Referência nacional em apenas quatro anos

Em meio à pandemia de Covid-19, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) apresentou ao mercado uma das mais ousadas e bem-sucedidas iniciativas de conexão entre a saúde e o universo das startups. Muito rapidamente, o Vibee Unimed se tornou um dos hubs de inovação mais relevantes do Brasil – história que tive o privilégio de acompanhar desde o início.

O Vibee consolidou a estratégia pensada pela cooperativa médica para lidar com os desafios da revolução digital e tecnológica. Antes do Hub, a Unimed VTRP já desenvolvia o InnovatiOn, programa de conexão com startups para solução de desafios específicos, também com muito êxito. O Vibee surge para complementar o ciclo e proporcionar um programa de aceleração individualizado para startups iniciantes ou em desenvolvimento. Em apenas quatro anos, mais de 700 empresas se inscreveram para participar do programa e 69 delas foram escolhidas para acelerar o desenvolvimento de suas tecnologias por meio do Hub, um processo que estimula a disrupção ao mesmo tempo em que gera negócios para todos os envolvidos.

Na noite de ontem, 16, a sede do Vibee ficou lotada no Meetup que também celebrou a data – bem diferente do dia 16 de junho de 2020, quando um número reduzido de pessoas, devidamente testadas contra o vírus e usando máscara, participou da apresentação do projeto. A solidez da proposta e o brilho no olhar de todos os envolvidos não deixava dúvida sobre o tamanho do que estava por vir.

Rumo promete relatório das ferrovias

Empresa responsável pela malha ferroviária gaúcha, o que inclui o trajeto do Trem dos Vales, a Rumo Logística se comprometeu em elaborar diagnóstico dos danos causados pelas enchentes no modal. A promessa foi feita diretamente ao governador do Estado, Eduardo Leite, durante reunião virtual realizada dias após a empresa ser alvo de duras críticas por parte do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região do Vales – Amturvales, Charles Rossner. Na semana passada, Rossner afirmou que a empresa havia abandonado as ferrovias do Estado, provocando incerteza quanto à continuidade do passeio que mais atrai turistas ao Vale do Taquari.

Laticínios do Sul no centro da produção láctea nacional

Fabricante de queijos com sede em Imigrante, a Laticínios do Sul participa da Minas Láctea 2024, um dos principais eventos do setor na América Latina, promovido em Juiz de Fora, Minas Gerais – principal centro da produção láctea nacional. Com quase 50 anos de tradição, o evento que começou ontem e segue até amanhã, tem expectativa de superar os R$ 250 milhões em negócios.

Diretora da empresa, Alessandra Hollmann ressalta o objetivo de conhecer as novas tecnologias desenvolvidas para o setor, incluindo insumos, máquinas e equipamentos capazes de ampliar a eficiência produtiva, além de acompanhar o lançamento de produtos que serão referência no mercado. “A estratégia da Laticínios do Sul é, cada vez mais, trabalhar com queijos especiais, cuja demanda é crescente, trazendo maiores benefícios a toda a cadeia produtiva do leite.”

RÁPIDAS

  • Innovation Club – Após uma pausa provocada pelas enchentes, o Innovation Club retoma os encontros presenciais na quarta-feira, dia 31. O evento abordará o planejamento urbano e a inovação sob o ponto de vista do evento mundialmente famoso evento “Burning Man”. A palestra fica por conta de Felipe Anghinoni, especialista em empreendedorismo criativo, economia criativa e inovação e um dos quatro embaixadores brasileiro do “Burning Man”. O Innovation Club começa às 18h30min, no auditório do Tecnovates. A as inscrições são gratuitas, no site da Sympla.
  • Soja em baixa – Commoditie mais importante para o agronegócio nacional, a soja alcançou o menor valor nos últimos quatro ano no mercado global, conforme cotação da bolsa de Chicago, a principal do setor de grãos. Entre os motivos para a queda estão a falta de demanda, margens de esmagamento fracas e excesso de oferta global. Apesar disso as associações do setor projetam recorde na próxima safra brasileira, que deve chegar a 153,2 milhões. Se o preço baixo é ruim para os produtores, a expectativa é de redução no preço pago na alimentação animal – o que pode gerar alívio na cadeia da proteína.

Frase do dia

Luiz Carlos Bohn, Presidente da Fecomércio-RS em artigo sobre a aprovação da Reforma Tributária

“A manutenção da carga tributária foi uma bandeira hasteada pela Federação desde o primeiro momento, e comemoramos a sua aprovação, assim como os redutores nos regimes de tributação dos setores de hotéis, bares e restaurantes, parques e imóveis. A reforma inaugurará um novo momento para a economia brasileira.” – Luiz Carlos Bohn

Acompanhe
nossas
redes sociais