Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), do Exército Brasileiro, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estarão em Santa Clara do Sul nesta quarta-feira, 17, quando é comemorado o Dia Mundial de Proteção às Florestas, para desenvolver o projeto SemeAR de educação ambiental no município.
A solenidade oficial ocorrerá no Parque Linear, a partir das 11h, com a partipação de autoridades, Banda do Exército, alunos que confeccionaram as bombas de sementes que serão lançadas através de helicópteros nas enconstas dos morros onde ocorreram deslizamentos no município e comunidade em geral.
Além da semeadura aérea, com o intuito de recobrir o solo atingido pelas fortes chuvas de maio, haverá o plantio simbólico de 50 mudas de espécies nativas ao longo do Parque Linear. No Vale do Taquari, os municípios de Marques de Souza e Pouso Novo também foram escolhidos para receber atividades semelhantes.
Parte da equipe responsável pela organização esteve em Santa Clara do Sul na manhã desta segunda-feira, dia 15, para definir os últimos detalhes do cerimonial. A ação vem ao encontro do trabalho que está sendo desenvolvido no município com o intuito de um elaborar o estudo preventivo do Arroio Saraquá no perímetro urbano.
A partir do levantamento, Santa Clara do Sul terá um diagnóstico sobre a comportabilidade das águas pluviais em períodos de chuva expressiva, permitindo o mapeamento de melhorias no arroio, a viabilidade da diminuição de fatores de riscos sociais, estudo da impermeabilização do solo, prevenção de erosão e identificação de possíveis movimentações de massa.