Dos seis projetos que integravam a ordem do dia, somente um foi aprovado pelos vereadores de Lajeado na sessão desta terça-feira, 16. A maioria dos textos permanece na casa por pedido de maior tempo para análise por integrantes do Legislativo.
Entre as matérias adiadas, a proposta de Sérgio Kniphoff (PT), que sugere a inserção das cotas de inundação nas placas em que são identificadas as ruas. Todos os chamados “pedidos de vistas” foram aprovados pela maioria dos vereadores. O único projeto aprovado estabelece critérios de publicações no portal da transparência de gastos do município e detalhamento sobre a aplicação de recursos e quem foi o beneficiário.
Nas manifestações de tribuna, Isidoro Fornari Neto (PP) abordou uma reunião com participação do Ministério Público (MP) sobre a ocupação de casas no bairro Carneiros, em área atingida pela enchente. Entre os outros fatores, foi debatida a retomada da energia elétrica na comunidade e ações preventivas para que o local não seja ocupado indevidamente.
Marquinhos Schefer (MDB) demonstrou preocupação com o atraso no repasse de valores do aluguel social para moradores de Lajeado. Sérgio Kniphoff (PT) enalteceu a recuperação da rua Bento Rosa, próximo do Rio Taquari e BR-386, com destinação de R$ 3,1 milhões pelo governo federal.
A próxima sessão ocorre na terça-feira, 23, a partir das 17h.