No domingo, 14, a ONG Humus Brasil, em parceria com a V Volunteer, promoveu no município de Muçum o treinamento “Agente Capaz”, com o objetivo de capacitar líderes sociais para atuarem em catástrofes naturais, como as enfrentadas em setembro de 2023 e maio de 2024.
O treinamento, feito na Câmara Municipal de Vereadores, iniciou pela manhã e foi concluído ao final da tarde. Cerca de 25 munícipes, com perfil previamente estipulado pela ONG, participaram e foram certificados pela Humus Brasil.
Os participantes adquiriram e desenvolveram habilidades em comunicação e primeiros socorros, com foco na prevenção e resgate básico em situações de soterramento, desabamento, enchente, inundação e alagamento. O coordenador da Defesa Civil de Muçum, Rodolfo Pavi, também participou da capacitação. “Além de toda a parte teórica da aprendizagem, aprendemos, realmente na prática, que na hora da dificuldade podemos estar liderando os processos, por meio de abordagens de escuta, atenção e atitudes. Agora podemos multiplicar esse conhecimento às demais pessoas da comunidade”, avaliou Pavi.
Muçum busca alternativas para mitigar os efeitos das catástrofes naturais que tanto prejudicaram o município e munícipes desde 2023. Uma das estratégias é preparar a população para lidar melhor com esses desastres, tornando-a mais resiliente e pronta para agir em situações de emergência.