Depois da maior catástrofe que o Rio Grande do Sul já enfrentou, aos poucos o setor turístico e as agroindústrias do Vale do Taquari retomam os trabalhos e atendimentos. Prova disso é o Sítio Colibri de Encantado, que após cerca de 60 dias depois da enchente, retomou as entregas de hortaliças.
O projeto Somos do Vale também fez parte desse processo. A exemplo do que aconteceu com a Estrelat de Estrela, o Sítio Colibri também foi adotado. Por meio da empresa Steelfy Estruturas Sustentáveis que possui sede em Passo Fundo e escritório comercial em Vista Alegre do Prata, chegou parte do auxílio necessário para o recomeço do espaço.
Segundo o sócio proprietário da empresa Steelfy, Evandro Galarça, antes de trabalhar na atual empresa, ele auxiliou na construção das estufas do Sítio Colibri. “Conheci o Sítio Colibri antes mesmo da primeira enchente lá em setembro, quando atuei auxiliando na construção das estufas de morango, e depois na retomada daquele primeiro estrago. Nesse meio tempo, abri a minha empresa de estruturas sustentáveis e posterior a essa última catástrofe vi as publicações da Eliane Kolchinski do APL sobre o adote uma agroindústria e entramos em contato para adotar o Sítio”, relata.
Entre os trabalhos feitos no empreendimento estão a limpeza e trocas de equipamentos. “Nesta segunda-feira, 15, estaremos no local fazendo a limpeza e a desinfecção das estufas. Tudo é feito por etapas. Ainda precisa ser feito a reconstrução das bancadas, aos poucos está sendo feito a plantação das hortaliças e estamos auxiliando da forma que conseguimos”, conta Garalça.
Para Denise Castoldi, proprietária do Sítio Colibri, ser abraçado e adotado pela empresa de Passo Fundo é muito importante nessa retomada. Apesar disso, o que está sendo um impasse nesse processo de retomada são os acessos. “É graças a essas ajudas que estamos conseguindo nos reerguer. Porém a dificuldade dos acessos ao Vale com as quedas das pontes e deslizamentos, são fatores muito prejudiciais para a nossa região. Agradeço também a Adriana Rizzi, do Hotel Rizzi, que gentilmente cedeu a hospedagem para que os funcionários da empresa Steelfy possam ficar e fazer o trabalho de limpeza”, enfatiza.
A agroindústria é familiar. Além de Denise, é administrada também pelo marido Cesar Horn, pela mãe Nery Maria Castoldi e com o auxílio da colaboradora Fernanda Kramp. O Sítio Colibri possui produção de morangos, pitayas e hortaliças com base no cultivo orgânico. “Faz uma semana que conseguimos entregar o catálogo dos nossos produtos e fomos muito bem recebidos por todos os nossos clientes”, finaliza.
Somos do Vale
Para saber mais sobre a campanha Somos do Vale, entre em contato com a Amturvales e saiba quem e como adotar um empreendimento ou agroindústria, e seja mais uma mão que auxilia a retomada do turismo no Vale do Acolhimento.
O projeto é uma iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales, e conta com o apoio do Sebrae, do APL – Arranjo Produtivo Local das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Emater, Portal 365 Vezes no Vale, Portal Curta a Viagem.