Região Alta conhece detalhes de novo projeto ambiental do Grupo A Hora
Horário SEM cache 11:11:00
Horário COM cache 11:11:00

MEIO AMBIENTE

Região Alta conhece detalhes de novo projeto ambiental do Grupo A Hora

Educame se propõe a auxiliar professores e alunos a partir da publicação de livro e cartilha

Região Alta conhece detalhes de novo projeto ambiental do Grupo A Hora
Projeto foi apresentado nesta semana aos representantes da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat). (Crédito da imagem: Brayan Bicca)
Encantado

Entre as diversas áreas de atuação, que vão desde melhorias no sistema de monitoramento até obras de infraestrutura, o setor da educação também ganha destaque nas iniciativas de enfrentamento às enchentes no Vale do Taquari. Nesse cenário, surge o Educame, projeto de educação ambiental idealizado pelo Grupo A Hora.

A ação convida educadores a elevar a consciência coletiva sobre a natureza, os impactos das atividades humanas no planeta e a relação das comunidades com eventos extremos. O projeto foi apresentado nesta semana aos representantes da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) pelo diretor executivo do A Hora, Adair Weiss, o diretor editorial e de produtos, Fernando Weiss, o coordenador da unidade da Região Alta, Diogo Fedrizzi, e o escritor e publicitário, Gilberto Soares, na sede do Sicredi Região dos Vales em Encantado. A iniciativa consiste na publicação de um livro e de uma cartilha para uso em sala de aula.

Segundo Adair, um dos propósitos do A Hora é conectar a Região Alta com todo o Vale do Taquari e o Estado, e o Educame é mais um projeto que fortalece essa aproximação. “O projeto é uma resposta à comunidade que anseia por algo mais concreto. Aqui tem algo pensado, estruturado, a médio e longo prazo, pois é a única forma que temos de obter resultados mais substanciais e efetivos de prevenção, consciência e resiliência em todos os aspectos”, destaca.

Fernando apresentou detalhes do projeto e chamou atenção para a importância em dar respostas às mudanças climáticas que impactam a região. “Os anos 2023 e 2024 deixam claro que precisamos reagir, que não podemos ficar parados. Se erramos ou acertarmos, se fomos negligentes ou não, isso não vem ao caso, pois não conseguimos consertar o que fizemos, mas podemos mudar a realidade daqui para a frente”, frisa.

Repercussão positiva

O público também teve espaço para fazer questionamentos e mostrou-se satisfeito com a ideia de ter em mãos algo concreto que beneficiará o aprendizado dos alunos da região, a partir do estudo do meio ambiente e dos eventos climáticos que impactam as comunidades. A secretária de Educação de Vespasiano Corrêa, Marina Brustolin, parabenizou o A Hora por pensar na educação ambiental.

“Sabemos que essas duas últimas catástrofes que ocorreram impactaram muito as comunidades. Como foi dito, os alunos precisarão destas informações para entender tudo o que acontece em nosso planeta. É disto que precisamos, estar em sintonia com a natureza e ensinando as nossas crianças”, salienta Marina. A responsável pela Educação de Encantado, Gabriela da Costa, entende que o kit com a cartilha e o livro vai agregar muito na sala de aula, principalmente, na conscientização dos alunos. “Percebemos que o material oferecido vai aproximar o nosso Vale do Taquari. Ele vai contextualizar e instrumenta-lizar nossos professores para tra-
balharem com os alunos, dando sentido a tudo que é desenvolvido aqui com as questões da educação ambiental. Acreditamos que será um projeto bem aproveitado pelas escolas”, aponta Gabriela.

Conheça o Educame

  • OBJETIVO – Auxiliar na consciência coletiva
    sobre catástrofes ambientais
    no Vale do Taquari por meio da
    educação ambiental.
  • CONHECIMENTO E PREVENÇÃO – O projeto é idealizado pelo Grupo A Hora (com apoio da Amvat, Amat e da Defesa Civil Nacional) e inclui a publicação de um livro e uma cartilha para uso em sala de aula.
  • ENFOQUE REGIONAL – Publicações detalham aspectos regionais, como a bacia hidrográfica do Taquari/Antas, com exercícios e práticas para elevar a consciência da comunidade sobre ter o próprio plano de contingência.
  • ENFOQUE REGIONAL –  Publicações detalham aspectos regionais, como a bacia hidrográfica do Taquari/Antas, com exercícios e práticas para elevar a consciência da comunidade sobre ter o próprio plano de contingência.
  • RELEVÂNCIA EDUCACIONAL – O projeto busca transformar alunos em multiplicadores da cultura de prevenção nas comunidades e famílias.
  • PRÓXIMOS PASSOS – Apresentação do projeto em Encantado, amanhã, às 14h na Casa Le Chiavi, na Estrada São José, em Linha Garibaldi. O kit (livro e cartilha) serão lançados em seminário regional agendado para 5 e 6 de setembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais