Erguido no fim dos anos 1950, o Edifício Lincoln é o prédio residencial mais antigo de Lajeado. Os primeiros moradores chegaram antes mesmo da estrutura estar completamente pronta, por volta de 1959. O registro oficial do prédio na prefeitura é de 1960.
O imóvel, entre as ruas Júlio de Castilhos e João Batista de Melo, fica no Centro de Lajeado e, na época em que foi erguido, causou alvoroço na cidade. Com 30 apartamentos, tem quatro pavimentos, paredes grossas e o primeiro elevador de Lajeado.
Quando inaugurado, crianças invadiam o prédio para ficar subindo e descendo no elevador. O terraço também era atração. Naquele tempo, não havia nenhuma outra estrutura semelhante em toda a região.
O Edifício Lincoln foi construído no local onde funcionava a antiga joalheria de Rodolpho Germano Hexsel, empresário que batizou o residencial com o nome do presidente norte-americano. Hoje, a joalheria centenária ainda funciona no térreo, onde foram construídas salas comerciais, ao invés de garagens.
Há 50 anos…
“Polar vai construir hotel em outro lugar”
O título era manchete há 50 anos em Estrela. Na época, uma parceria entre o governo municipal e a antiga Cervejaria Polar previa a construção de um hotel na Praça Menna Barreto. O Abrigo Municipal de Estrela, prédio construído nos anos 1940 na praça, tinha sido derrubado para dar lugar ao hotel.
O projeto sofreu com críticas de lideranças e da população, o que barrou a construção do hotel na praça. O então prefeito Gabriel Mallmann anunciava em nota: “As forças ocultas conseguiram. Aqueles que nunca apreciaram a praça. Aqueles que nunca se sentaram nos bancos. Aqueles que nunca enxergaram o pulgueiro da praça e o achavam bonito, sem criticar, agora se levantam contra um hotel de classe.”
A Polar anunciava que o futuro hotel seria construído em outro local, na rua 20 de maio, onde montou o Polartur Hotel, inaugurado em 1976, e que hoje abriga o Estrela Palace Hotel.
Há 20 anos…
Av. Benjamin Constant era asfaltada em Lajeado
Vinte anos atrás, a Avenida Benjamin Constant, hoje uma das mais importantes da cidade, estava em obras. O acesso ao bairro Montanha recebia asfaltamento, até então, o trecho era de paralelepípedos.
Poucos meses antes, também tinha iniciado a obra de prolongamento da avenida, que seguiria do bairro Montanha até o aterro sanitário, em Conventos. A estrada ainda era de chão nesse trecho.
Na época, outras ruas também recebiam asfalto. Era o caso da rua Miguel Tostes, no São Cristóvão, que liga a Av. Alberto Pasqualini com a Av. Alberto Müller.
Sábado é
- Dia do Cantor
- Dia Mundial do Rock
- Dia do Engenheiro de Saneamento
- Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos
Santo do dia 13: Santo Henrique, Nossa Senhora Rosa Mística
Domingo é
- Dia do Propagandista de Laboratório
- Dia da Liberdade de Pensamento
- Dia do Engenheiro de Aquicultura
- Dia do Administrador Hospitalar
Santo do dia 13: São Camilo de Léllis