Problemas no fornecimento de água irritam moradores

LAJEADO

Problemas no fornecimento de água irritam moradores

Casos de interrupção no abastecimento são frequentes nas últimas semanas, conforme associação que representa a localidade. Governo rebate críticas sobre suposto vazamento, mas reconhece problemas no serviço e no contato com o plantão

Problemas no fornecimento de água irritam moradores
Estrutura localizada na parte central do Centenário abastece milhares de pessoas. (Foto: Mateus Souza)

Problemas com falta de água têm sido recorrentes para moradores do bairro Centenário nas últimas semanas. E dois episódios de suposto desperdício na caixa d’água localizada na rua Frederico Arnoldo Weber deixaram a comunidade ainda mais preocupada. O mais recente ocorreu na manhã de segunda-feira, 8.

O abastecimento de água no Centenário, assim como em outros bairros da região mais ao norte de Lajeado é de responsabilidade do Poder Público. Mesmo com obras recentes para a melhoria do serviço, as queixas e registros por interrupção no abastecimento de água se tornaram uma rotina desagradável.

Conforme a presidente da Associação de Moradores, Raquel da Rosa, uma das maiores críticas é quanto a dificuldade de contato com as equipes de plantão, sobretudo aos finais de semana, pois o telefone disponibilizado nem sempre funciona. O serviço é terceirizado.

“Eles precisam de uma equipe mais qualificada para atender toda a demanda dos bairros. Apenas três pessoas não tem como fazer isso. Esse serviço precisa melhorar”, comenta Raquel. Na rua Eduardo Teodoro Stroher, foi relatada falta de água durante todo o dia na terça-feira, 9. O fornecimento só foi restabelecido às 22h.

Há duas semanas, alguns moradores do bairro relataram falta de água durante todo o fim de semana. “Ninguém nos avisava nada e não nos davam explicações. Estamos buscando soluções para isso há anos”, comenta.

Problema na bomba

O secretário municipal de Obras, Günther Meyer, nega a existência de vazamentos na caixa. Segundo ele, a água saiu pelo ladrão, pois o reservatório estava cheio e o fio de comunicação com a bomba foi cortado em algum lugar.

“Isso (vazamento) não existe. Algumas pessoas, por maldade ou por não saber como funcionam, espalham terrorismo nas redes sociais. O que aconteceu foi isso. O dispositivo que desliga a bomba quando a caixa está cheia é transmitido por fio, e muitas vezes esse fio é cortado por acidente”, explica.

Conforme o secretário, eventualmente falta água devido às falhas na caixa, o que é consertado quando detectado. “Nesta semana começamos a trocar o sistema de transmissão da bomba para a caixa via rádio. Também vamos fazer vistoria em todas as caixas e bombas diariamente a partir de agora. Pedimos desculpas pelos transtornos”.

Acompanhe
nossas
redes sociais