A Cooperativa Agroindustrial São Jacó – Cooperagri colocou em funcionamento a nova fábrica de ração, com capacidade para produção de 30 toneladas por hora. As operações iniciaram há cerca de duas semanas, após vistoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Mapa).
A nova indústria representa uma parte do investimento superior a R$ 7 milhões, que inclui ainda depósito e setor administrativo, também em funcionamento, além de um agrocenter, em fase final de preparação. O complexo alcança 2.750 m².
A estrutura antiga da cooperativa, com capacidade para 10 toneladas por hora segue em funcionamento. De acordo com o diretor administrativo e financeiro da cooperativa, Lício Sulzbach, a ampliação faz parte do processo de expansão projetado para os próximos anos. “Mesmo com as enchentes que também nos atrapalharam, seguimos aumentando o número de associados e devemos chegar a 850 até o final do ano”, projeta.
A cerimônia de inauguração do novo espaço ocorre em agosto, após a entrega do agrocenter, que permitirá a comercialização de ferramentas, pneus além de outros tipos de ração voltados a peixes e linha pet. A cooperativa ainda prepara um plano de expansão voltado a Serra, com representantes comerciais para atender associados e agropecuárias. “Temos associados e clientes na Serra, queremos aumentar a representatividade também nessa região, onde nossa marca já chega”, pontua o diretor.
50% de crescimento em 2024Após um avanço de aproximadamente 200% em 2023, muito em função da crise na Languiru, Sulzbach acredita que 2024 possa ser de um avanço mais racional, porém extremamente positivo. “Acreditamos que vamos alcançar 50% de crescimento, analisa. A projeção de faturamento para 2024 é de R$ 84 milhões.
Sobre a Cooperagri
Criada em 1989, a cooperativa conta atualmente com 40 colaboradores diretos e indiretos. Com sede em Linha São Jacó, interior de Teutônia, a fábrica produz ração para aves, bovinos e suínos além de aditivos e processo de secagem de grãos. O próximo investimento previsto é a aquisição de silos.