O 2º Concurso Viver Cidades está com inscrições abertas até 9 de agosto. O prazo foi prorrogado para possibilitar que mais estudantes e escolas possam participar do certame. O prazo inicial era 10 de julho. Porém, a comissão organizadora decidiu pela mudança da data devido aos danos causados pela enchente de maio. Muitas escolas foram danificadas e algumas foram totalmente destruídas pelas águas. Com as aulas suspensas, seria praticamente impossível que professores e estudantes se dedicassem ao concurso.
A tragédia que abalou o Vale do Taquari é um motivo a mais para reflexão sobre o meio ambiente. Para o diretor Editorial e de Produtos do Grupo A Hora, Fernando Weiss, o projeto Viver Cidades é uma ferramenta fundamental e relevante, uma vez que propõe uma agenda pedagógica que instiga os estudantes a refletirem sobre as questões ambientais. “O Viver Cidades nasceu, há dois anos, para ser um catalisador dos grandes temas que dizem respeito os municípios da região”, relembra Weiss.
O concurso, para ele, é uma das maneiras de debater sobre o uso e qualidade da água de rios e arroios da região. O próprio monitoramento periódico da qualidade dos mananciais, capitaneado pelo Viver Cidades, expõe a urgente necessidade de cuidar melhor deste recurso natural, assim como de entender os fenômenos que levaram ao desastre de maio deste ano.
Carta
O 2º Concurso Viver cidades desafia os alunos do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano, a escrever uma redação. “Uma Carta para o Futuro” deve abordar a temática “Rio Taquari”. O participante deve descrever, em estilo carta, como vê o manancial hoje e como gostaria que ele estivesse no futuro. No regulamento, há um resumo sobre a qualidade da água conforme o monitoramento feito a cada semestre desde 2022, pelo Grupo A Hora, por meio do Laboratório Unianálises. No site do Grupo A Hora, na aba Viver Cidades, estão disponíveis todos os resultados.
Vídeo
Para a categoria Ensino Médio, a proposta é a criação de um vídeo, criativo e disruptivo, que responda à pergunta “Qual o futuro dos rios e arroios na vida das nossas cidades?” A escolha do tema deste ano, “Para onde corre o Rio Taquari”, considerou os eventos climáticos de setembro e novembro de 2023, que causaram danos ambientais, sociais e econômicos. A enchente de maio reforçou a importância de envolver estudantes na construção de ideias que estimulem às melhores práticas ambientais.
Votação
A comissão julgadora vai escolher dez vídeos entre os inscritos. Os selecionados irão à votação popular pelo Instagram do Grupo A Hora. Os três mais votados receberão os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar. Já as redações escritas pelos alunos do Ensino Fundamental serão escolhidas pela comissão julgadora. As escolas com maior número de inscritos receberão menção honrosa.
A cerimônia de premiação está prevista para outubro, durante seminário Viver Cidades. A data, o horário e o local serão divulgados oportunamente.
2º concurso Viver Cidades
- Inscrições: até 9 de agosto
- Regulamento: grupoahora.net.br (aba Viver Cidades)
- Premiação: mais de R$ 18 mil em prêmios