Há 20 anos, ocorria a 12ª Settimana Italiana de Encantado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, ocorria a 12ª Settimana Italiana de Encantado

A abertura do evento que celebra a tradição italiana de Encantado acontecia na Praça Centenário, no Centro da cidade. A 12ª edição da Settimana Dell’ Immigrazione Italiana era organizada pela Associação Ítalo-Brasileira de Encantado em conjunto com o Círcolo Trentino e o governo municipal.

O momento foi marcado por apresentações musicais e danças típicas italianas, além de um café da manhã para os presentes. Na época, o município inaugurava a remodelação da Praça Centenário, conhecida também como Praça dos Imigrantes.

O espaço tem até hoje o Monumento ao Imigrante, que fica no centro da praça, construído em 1975, no centenário da imigração italiana ao Rio Grande do Sul. Na época, os idealizadores foram o prefeito e vice de Encantado, Evaldo Zilio e Ampére Giordani.

O escritor Gino Gerri (à esquerda) recepcionou o cônsul italiano e presenteou com os livros de sua autoria. (Foto: arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

A programação contemplava várias apresentações, jantares típicos e bailes. O cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Mário Panaro, também marcava presença no evento.

O evento ocorre até hoje e chega à 32ª edição da Settimana Dell’ Immigrazione Italiana neste ano. A data ainda não foi divulgada.

Há 50 anos…
Criação da Escola Érico Veríssimo de Lajeado

O ministro Prietto (à esquerda), seguido pelo prefeito Alípio Hüffner e o ministro de Minas e Energia, Shigeaki Ueki, durante assinatura do convênio. (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

O ministro do Trabalho do Brasil, Arnaldo da Costa Prietto, assinava um convênio com o prefeito Alípio Hüffner para a construção de um Centro de Formação Profissional do Senai em Lajeado. Hoje, esse Centro corresponde ao atual Senai e à Escola Érico Veríssimo, localizados na Av. Alberto Pasqualini.

Na época, o município cederia o terreno e faria as obras iniciais. A área destinada para a escola seria ao lado do Centro de Esportes do São Cristóvão. A construção ficaria à cargo do governo federal e o Senai seria responsável por equipar e manter o estabelecimento.

Conforme o projeto da época, seriam dois blocos de alvenaria, com salas de aulas, laboratórios e parte administrativa. O Centro Profissionalizante seria voltado à formação de técnicos de nível médio para lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas. O centro também formaria mecânicos, eletricistas e soldadores.

Escolas polivalentes

O Érico começou como uma das chamadas “escolas polivalentes”, que foram organizadas nos anos 1970, por meio do Programa de Extensão e Melhoria do Ensino (Premen). Esses educandários só atendiam estudantes dos anos finais do fundamental e ensinavam técnicas industriais, comerciais, agrícolas e domésticas. A ideia era que os alunos, ao final do curso, estivessem aptos ao mercado de trabalho.
O projeto de construção foi adiante e, em 1976, o prédio da escola foi inaugurado. O nome Érico Veríssimo foi escolhido pela comunidade em 1979.

Hoje é

  • Dia Mundial da População
  • Dia Nacional do Socorrista

Santo do dia: São Bento

Acompanhe
nossas
redes sociais