Feira Orgânica do São Cristóvão passa a funcionar às quartas

LAJEADO

Feira Orgânica do São Cristóvão passa a funcionar às quartas

Nova programação começa a partir do dia 17 de julho, das 14h às 17h30min

Feira Orgânica do São Cristóvão passa a funcionar às quartas
Foto: divulgação
Lajeado

Espaço para aquisição de verduras, legumes e frutas de época, além de produtos de agroindústrias familiares, como aipim descascado, mix de vegetais, schmiers, farinha de milho, erva e outros. Assim é a Feira Orgânica do São Cristóvão, inaugurada em julho de 2022, em Lajeado. Com frequência semanal, a atividade que ocorria sempre às quintas-feiras de manhã, passará a ocorrer nas quartas-feiras, das 14h às 17h30min, a partir do dia 17 de julho, no mesmo local – rua Piauí, número 275, bairro São Cristóvão.

Além da alteração de horário de funcionamento, a feira também será fortalecida pela ampliação do número de famílias feirantes, com maior diversidade de produtos ofertados. Os feirantes que faziam semanalmente a Feira Regional de Agricultores Agroecologistas na Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel), encerraram, nesta semana, as atividades no local e a partir da próxima semana, se juntam aos feirantes da Feira Orgânica do São Cristóvão. A mudança visa fortalecer a feira do São Cristóvão e possibilitar uma estrutura mais adequada para os consumidores.

A partir da próxima semana, local também contará com cinco famílias de feirantes dos municípios de Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados e Arroio do Meio, com a participação dos coletivos Orgânicos do Vale, Defensores da Natureza, Nostro Lavoro, Orgânicos de Alto Arroio Alegre e Saúde com Orgânicos.

Como forma de comemorar as mudanças, no dia 17 de julho, a partir das 14h, está programada uma degustação de produtos e também sorteio de cesta de alimentos. Toda comunidade está convidada a prestigiar esse momento de união entre as feiras agroecológicas do município.

Sobre a feira do São Cristóvão

Organizada pela Emater/RS-Ascar, governo municipal e Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), a feira é um espaço público de abastecimento e comercialização que busca aproximar produtores agroecologistas e consumidores.

Os produtores agroecológicos não utilizam adubos, aditivos químicos ou agrotóxicos em nenhuma etapa da produção. Todos os alimentos são de cultivos próprios e as propriedades possuem certificação orgânica através de Organismos de Controle Social (OCS) ou Participativos de Avaliação de Conformidade (Opacs), com declaração de conformidade com o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Acompanhe
nossas
redes sociais