Mais de 4 mil mesários serão convocados para atuar nas eleições municipais de outubro em todo o Vale do Taquari. Essa é a projeção a partir das estimativas dos oito cartórios eleitorais existentes na região. O chamamento inicia neste mês e deve se estender até agosto, quando serão definidas as seções e a composição das mesas.
Os mesários atuam de forma voluntária e são divididos, na maior parte da seções, em quatro funções, incluindo o presidente de mesa. A maioria dos convocados são pessoas que já atuaram em eleições anteriores, com preferência para graduados em cursos de nível superior, professores e servidores do Poder Judiciário.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas em virtude da enchente, o chamamento não deve sofrer alterações, com o WhatsApp, o e-mail ou as correspondências via Correios sendo as formas de contato da Justiça Eleitoral com mesários. Em alguns casos, o próprio Cartório Eleitoral poderá efetivar a entrega das cartas.
A relação completa de convocações é divulgada 60 dias antes da eleição, por meio de edital publicado no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral e, também, na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), podendo ser atualizada até o pleito por dispensas necessárias ou impedimentos legais.