Novos tempos, novas armas

Opinião

Marcos Frank

Marcos Frank

Médico neurocirurgião

Colunista

Novos tempos, novas armas

“Já não se confia nem nos próprios fatos. Há quem chame isso de populismo, mas na
verdade é descrédito das instituições.” Noam Chomsky

Passadas as eleições presidenciais, muitos dos usuários mais inocentes das redes sociais acharam que tudo iria voltar ao normal e as redes sociais voltariam a ser inundadas com generalidades, frases de efeito e comentários banais. Ao invés disso o que vemos sao palavras de ordem como resistência, neo-nazismo, fascismo, petralhas, #elenão, #elesim, #forapt e por aí vai.

Finda a era em que confiávamos em jornalistas e na mídia para filtrar o universo, o quê nos sobra é um mundo de boatos, rumores e desinformação.

Por isso é bom ir se acostumando desde já com algumas expressões e novas atitudes que ajudam a entender esse incrível mundo novo:

“Guerra de informações” é um conceito que envolve o uso e o gerenciamento da tecnologia da informação e comunicação em busca de uma vantagem competitiva sobre um adversário.

A guerra de informação é a manipulação da informação em que alguém confia sem saber da manipulação de sua consciência. Dessa forma o(s)alvo(s) tomam decisões contra o seu interesse, e no interesse daquele que conduz a guerra de informação. Como por exemplo ao espalhar mentiras.

Como resultado, não está claro quando a guerra de informação começa, termina e quão forte ou destrutiva ela é. A guerra de informação pode envolver a coleta de informações táticas, garantia de que as informações são válidas, divulgação de propaganda ou desinformação para desmoralizar ou manipular o inimigo e o público, prejudicando a qualidade da informação da força opositora e a negação da informação. São genericamente chamadas de “fake news”.

O “assassinato de reputação” é um processo deliberado e sustentado que destrói a credibilidade e a reputação de uma pessoa, instituição, organização, grupo social ou nação. Agentes de assassinatos de reputação empregam uma mistura de métodos abertos e dissimulados para atingir seus objetivos, como levantar falsas acusações, plantar e fomentar rumores, e manipular informações.

O assassinato de reputação de uma pessoa pode envolver exagero, meias-verdades enganosas ou manipulação de fatos para apresentar uma imagem falsa da pessoa visada.

“Manipulação da Internet” refere-se a manipulação de informações na Internet. Tal manipulação pode ser conduzida para fins de propaganda, descrédito, prejudicar competidores corporativos ou políticos, melhorar a reputação pessoal ou de marca ou o simples trollagem.

“Filtro Bolha”: Imagine um mundo onde todas as pessoas à sua volta discutem os mesmos assuntos, têm as mesmas opiniões e, portanto, concordam com você. Ouvem as mesmas músicas, leem os mesmos livros, trabalham no mesmo segmento. Com a ajuda de algoritmos, os filtro-bolha influenciam as escolhas dos usuários e a percepção da realidade, dando a impressão de que um determinado ponto de vista ou representação é amplamente compartilhado.

“Bot”, diminutivo de robot, também conhecido como Internet bot ou web robot, é um software criado para simular interações humanas. Um bot social é empregado em redes sociais para gerar mensagens automaticamente (por exemplo, tweets) ou em geral defender certas ideias, campanhas de apoio e relações públicas, seja atuando como um “ seguidor “ou até mesmo como uma conta falsa que reúne seguidores em si. Atualmente, os bots sociais podem gerar personas convincentes da internet que são bem capazes de influenciar pessoas reais, embora nem sempre sejam confiáveis.

Bem vindos ao admirável mundo novo da democracia.

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