Educação empreendedora para jovens

Opinião

Ivanor Dannebrock

Ivanor Dannebrock

Gestor Educacional e Integrante da Equipe Dale Carnegie

Educação empreendedora para jovens

Trabalhar com a temática do empreendedorismo nas escolas é um diferencial pouco valorizado por uma parcela significativa de pais, das comunidades escolares onde a prática existe. Empreender abre uma possibilidade muito grande de ações que podem ser colocadas em prática num futuro próximo por quem se dedica ao assunto. É uma espécie de fermento que alimenta e depois impulsiona as ideias em uma gama infindável de alternativas, podendo se projetar vários cenários a partir das contingências elencadas.

Anos atrás tínhamos o programa Junior Achievement, que era fomentado pelas Associações Comerciais e Industriais dos municípios que mostravam interesse no desenvolvimento do projeto em escolas locais. Lembro que em Montenegro desenvolvemos por vários anos consecutivos o projeto, assim como em Encantado, com um saldo positivo de vários alunos que depois se lançaram no mundo do empreendedorismo, sendo protagonistas, donos do seu negócio, oferecendo empregos, auxiliando no desenvolvimento do seu município.

O Rio Grande do Sul a um ano atrás possuía 1,7 milhão de empresas ativas, segundo a Junta Comercial de nosso estado. O recente evento climático impactou mais de 600 mil empresas gaúchas, com uma perda de 10% do seu faturamento na média, sem contar todas as empresas que acabaram sucumbindo. Mas sabemos que é através das micro e pequenas empresas que o RS irá se recuperar. Se em março deste ano foram criados quase 51 mil postos de trabalho através dessa cadeia de empresas, devemos apostar que novamente através desse conjunto de empreendedores iremos recompôr a pujança do Vale do Taquari e do estado.

Outro programa trabalhado atualmente é o Projeto Jovem Empreendedor, do Instituto Manager, que é desenvolvido em municípios do Vale, lembro de Teutônia e Colinas, um plano que irá impactar positivamente muitas mentes brilhantes que começam a fervilhar através do desenvolvimento dessa proposta. O objetivo é formar jovens empreendedores, com habilidades para lidar com os desafios do mercado de trabalho: raciocínio lógico-crítico, planejamento, organização, comunicação, trabalho em equipe, criatividade, auto-gestão e empatia. Neste curso os jovens precisam identificar uma necessidade de uma empresa e desenvolver um projeto relacionado à demanda ao longo da formação.

Na mesma direção, na área dos treinamentos, temos na região o Programa Geração Futura, desenvolvido pela Dale Carnegie de Lajeado, que no momento está atendendo um grupo de forma híbrida, onde estão participando jovens de várias partes do Brasil, além de um número significativo de participantes, de municípios de nosso Vale. Este treinamento foca em cinco principais áreas críticas para o sucesso futuro: construir autoconfiança, aumentar as habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidade interpessoal, trabalho em equipe e habilidades de liderança, além da administração de atitudes eficientes. Cada área incorpora vocações úteis durante a vida, dentro e fora do trabalho. Áreas essenciais para o impulso e atitude empreendedora, aptidão que aflora em muitos participantes em cada programa desenvolvido.

Acompanhe
nossas
redes sociais