“Ler para uma criança permite uma folga das telas”

abre aspas

“Ler para uma criança permite uma folga das telas”

Uma história para o filho Santiago, se transformou em uma obra literária para a organizadora de eventos Jenifer Ledur, 41. Intitulado “Está na hora de dormir”, o primeiro livro escrito pela lajeadense será lançado no dia 25 de julho, mas já é comemorado pela família e já está à venda para o público de forma virtual. A história infantil serve como auxílio para as crianças relaxarem antes de dormir e incentiva a conexão entre os pais e as crianças

“Ler para uma criança permite uma folga das telas”
DIVULGAÇÃO

Como surgiu essa ideia de escrever o livro e o que te motivou?

Tenho um filho de 7 anos que, em 2023, começou a estudar no turno da manhã – até então era sempre de tarde. Com isso, tivemos que modificar algumas regras da casa, e o horário de ir dormir teve que ser alterado. Ler e rezar antes de dormir fazem parte das nossas combinações, mas algumas vezes, isso ainda não era o suficiente para que Santiago ficasse tranquilo a ponto de pegar no sono. Eu percebi que o corpo estava agitado. Assim, eu o convidava a acalmar o coração. Com o tempo, surgiu a história do “corpo”: antes de dormir, a gente convidava cada partezinha do corpo para descansar, começando pelos dedos dos pés e indo até a cabeça. Percebi que isso ajudava ele a relaxar e a pegar no sono. Usei essa mesma história com a minha enteada Maria e com os meus sobrinhos. Funcionou para eles também. Um tempo depois, resolvi colocar ela no papel. E esse registro ficou guardado por quase um ano no computador, enquanto eu ia acrescentando algo novo que eu contava ao Santiago. Um dia, resolvi mostrar a história para minha irmã mais velha, Francini, que lê muito. Pensei: “se ela não gostar, ela vai me falar!” Para minha surpresa, ela disse que a história era muito legal. Foi quando vi uma postagem nas redes sociais da Editora Asinha procurando histórias infantis para serem publicadas. Resolvi arriscar e inscrevi a história do corpo. A editora aceitou a proposta e foi assim que surgiu o livro “Está na hora de dormir”.

Como está sendo a repercussão do livro?

O lançamento está previsto para o dia 25 de julho, mas como eu já recebi as minhas cópias, não consegui me segurar e já fui entregando para a minha família e compartilhando essa alegria com os meus amigos. A receptividade está sendo super bacana, e também está sendo uma oportunidade de aprender sobre o mundo editorial, contratos, custos. É uma experiência muito diferente, que estou adorando!

Como avalia esse cenário do livro infantil e a importância dos livros para as crianças?

Penso que os livros infantis estimulam a imaginação das crianças e dos pais também. É um momento de conexão com o mundo das crianças. Eu adoro a hora de deitar na cama e ficar agarradinha no Santiago, lendo com ele e escutando tudo o que ele enxerga nas ilustrações. Ler para uma criança também permite uma folga das telas, tanto para filhos quanto para os pais, e se transforma em um momento único, que eu acredito também que será uma memória muito linda quando eles crescerem.

Acompanhe
nossas
redes sociais