Problemas com falta de água têm sido recorrentes para moradores do bairro Centenário nas últimas semanas. E um vazamento na caixa d’água ocorrido na manhã desta quinta-feira, 4, causou ainda mais descontentamento na comunidade.
O problema surgiu ainda no começo da manhã e só foi solucionado nesta tarde, conforme a presidente da Associação de Moradores, Raquel da Rosa. Ela foi acionada por populares que residem na rua Frederico Arnoldo Weber, onde fica a caixa d’água.
“Não podem deixar essa água ir fora. Precisamos de solução, pois não é a primeira vez que temos problema nas caixas e os moradores avisam do descaso. Mas sempre arrumam uma desculpa. Estamos cansados”, critica Raquel.
O abastecimento de água no Centenário, assim como em outros bairros daquela região de Lajeado, é de responsabilidade do Poder Público. Um telefone de plantão é disponibilizado aos moradores para relatar problemas no serviço. Contudo, reclamam da dificuldade de contato.
Sem riscos
Conforme o secretário municipal de Obras, Günther Meyer, o vazamento de hoje não deve causar falta de água no Centenário. Segundo ele, a interrupção mais recente, no domingo, 30, ocorreu porque uma bomba queimou e um cano estourou em uma obra.
“A bomba foi trocada em pouco tempo, mas o vazamento acharam apenas depois de cavar por mais de 30 metros. Temos desligado a água quase todos os dias para mover os canos na duplicação da Pedro Theobaldo Breidenbach (bairro Conventos). Mas ligamos até as 18h. Quem tem caixa, tem reserva de água”, frisa.
Quanto ao plantão, admite o problema e afirma que estão em busca de soluções. “Colocamos no WhatsApp automático para cair direto na terceirizada que fica de plantão. Mas precisamos fazer um aditivo no contrato para colocar essa responsabilidade”.