No dia em que completa 175 anos de emancipação, Taquari terá uma programação a partir das 10h de hoje, a Praça da Bandeira e a Lagoa Armênia serão palco de atividades especiais. Neste ano, as atrações visam arrecadar alimentos não-perecíveis às vítimas da enchente.
A programação terá passeio ciclístico, bênção, show de bandas gospel, brinquedos infláveis, exposição de carros antigos de garagem e outras atividades.
A partir das 14h, bandas de Taquari vão animar a tarde da comunidade, com apresentações gratuitas. Durante toda a programação serão arrecadados os alimentos.
“É um aniversário diferente, que mescla tristeza e alegria. Tristeza por tudo aquilo que está passando a nossa gente, pelo sofrimento das últimas cheias. Mas também alegria, pois podemos celebrar a empatia, harmonia, amor, integração e espírito integrativo de uma comunidade de que se dá as mãos”, afirma o prefeito, André Brito.
Em caso de chuva, as atividades ao ar livre serão adiadas para o dia 14 de julho. O lançamento do documentário se manterá nesta quinta-feira.
Solidariedade contada em documentário
Outra atração alusiva aos 175 anos será o lançamento do filme “Taquari, aqui é meu lugar”. Produzido pela Arruaça Filmes, de Porto Alegre, o documentário reúne nove histórias de solidariedade vividas no município durante a enchente histórica de maio de 2024. A estreia será às 19h30min, no Cine Theatro São João, com entrada gratuita.
A produção, gravada no Cine Teatro, destaca a ação voluntária no evento climático. “É um filme humano e verdadeiro. As pessoas vão se sentir abraçadas em cada uma das histórias”, conta o diretor do filme, Duca Cescani.
Constante desenvolvimento
O potencial econômico de Taquari chama a atenção das empresas. Em janeiro deste ano, a calçadista Beira Rio, por meio da parceria com a Enova Calçados, anunciou a expansão das operações para o município. A sede será estabelecida no Condomínio Industrial, construído pelo governo do município, e ocupará cinco dos 21 lotes disponíveis. A novidade gera novos empregos e renda aos taquarienses.
Outro importante passo para o desenvolvimento do município é a duplicação da RSC-287, rodovia essencial para o desenvolvimento da região Central do estado. O trecho a ser ampliado, com 204 quilômetros de extensão, atravessa o Vale do quilômetro 28 ao 55, e inclui aproximadamente 15 quilômetros situados no interior de Taquari.
O trajeto também dá acesso ao pórtico de entrada do município, localizado no entroncamento da rodovia com a estrada Aleixo Rocha, a 10 quilômetros do perímetro urbano. A duplicação trará avanços significativos ao município.