Guarda armada de Lajeado inicia formação em setembro

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarda armada de Lajeado inicia formação em setembro

Treinamento será ministrado por agentes de Gravataí e prepara atuais agentes de trânsito de Lajeado para as novas atividades

Por

Guarda armada de Lajeado inicia formação em setembro
Foto: Pedro Rodrigues

A instalação de uma guarda armada municipal começa a tomar forma em Lajeado. A partir da segunda quinzena de setembro, terá início o curso de formação que irá preparar os atuais agentes de trânsito para exercerem as novas atividades. Segundo o secretário de segurança pública da cidade, Paulo Locatelli, o treinamento será ministrado por agentes de Gravataí e o grupo deve começar a atuar já no começo do próximo ano.

O secretário revela que, dos 497 municípios gaúchos, cerca de 41 cidades possuem guarda municipal. Destas, Gravataí foi a que mais se assemelhou com a proposta que a administração anseia aplicar em Lajeado.

“Queremos priorizar bastante o lado técnico e profissional. Pelas conversas sobre o programa de unidade didática e materiais, bem como o fato deles poderem vir ensinar, nós estamos em uma situação de fazer o convênio e iniciarmos o curso com Gravataí”, conta Locatelli.

O treinamento totaliza 900h e toda dinâmica é fiscalizada pela Polícia Federal. Entre os conteúdos trabalhados estão legislação, habilidades socioemocionais, armamento e tiro, direção e modos de abordagem. No total, 37 agentes farão a capacitação.

“O trabalho de trânsito não vai parar”

Para que o monitoramento do trânsito não seja afetado no município, os agentes serão divididos em duas turmas. Os grupos vão revezar entre as aulas e atuações. “O trabalho de trânsito não vai parar e a população não vai ser prejudicada. Trabalhamos com o mapa de calor para sermos mais efetivos e eficazes, e trabalharmos pontualmente nos locais e horários necessários”, salienta Locatelli.

Para ele, a guarda municipal se faz necessária, uma vez que Lajeado está em constante crescimento e precisa de apoio para manter e melhorar seus índices de segurança. E o secretário reforça que, apesar de toda equipe participar da formação, nem todos terão o porte de arma liberado. “O nivelamento de conhecimento é para todos. Mas nem todos serão guardas, pois é preciso passar no psicotécnico. Outros já nem querem ter armamento”.

Ao final da formação, Lajeado terá novos fiscais de trânsito e uma guarda municipal armada. Mais à frente, também haverá a contratação de público externo já destinado à função de guarda.

A criação da guarda armada de Lajeado

A aprovação para a criação da guarda municipal de Lajeado ocorreu no dia 19 de março, oito meses após ser protocolada pelo governo de Lajeado. Foram acrescentadas ao projeto original, 13 emendas.

Entre as modificações feitas no texto original, criado pelo Executivo, foi autorizada a responsabilização para a guarda averiguar denúncias de perturbação de sossego e a disponibilização de meios para uso de força moderada como algemas, arma de choque, além do uso de câmera corporal pelos servidores.

O histórico

  • Executivo protocolou projeto em 19 de julho de 2023.
  • Grupo A Hora organiza debate sobre o tema na Câmara de Vereadores com a presença de autoridades locais e especialistas.
  • No final de 2023, após vários “pedidos de vistas” para análise mais aprofundada, o texto foi arquivado na câmara sem votação e com 15 emendas.
  • Em 19 de fevereiro, o Governo solicitou o desarquivamento do projeto que passou a ser batido nas comissões permanentes e ganhou mais duas emendas, uma delas que “divide” os setores de guarda municipal e departamento de trânsito.
  • Após ser liberado nas comissões, o projeto foi aprovado na sessão do dia 19 de março de 2024, com 13 emendas feitas por vereadores.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais