Tecnologia de alto padrão aliada ao toque artesanal

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Tecnologia de alto padrão aliada ao toque artesanal

Empresa do Vale, a Tendence Móveis Planejados, conquista o mercado gaúcho e o litoral catarinense pela agilidade e qualidade dos projetos únicos e com alto nível de personalização

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Tecnologia de alto padrão aliada ao toque artesanal
Os sócios da Tendence Móveis Planejados, Cristian Lorenz e Cristiano Schmitt, participaram do programa “O Meu Negócio” na segunda-feira, 1°. (Foto: Deivid Tirp).
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 12 anos no mercado de móveis planejados, a Tendence se destaca por seus projetos exclusivos e de alto nível de personalização. Hoje, a empresa ultrapassa as fronteiras do Vale do Taquari e fornece produtos à região de Rio Pardo e metropolitana, bem como litoral gaúcho e catarinense. Segundo o sócio-proprietário, Cristian Lorenz, o diferencial da marca está na tecnologia de alto padrão aliada ao toque artesanal.

Lorenz conta que, desde a formação da Tendence, em 2012, ele e o sócio Cristiano Schmitt se inspiram em grandes empresas de móveis planejados. “O que a gente queria de fato era sair do senso comum do Vale”, conta. Para ele, a região sempre se destacou pelo trabalho artesanal feito pelos marceneiros, mas faltava uma empresa que conseguisse aliar essa arte aos modelos de produção. “Por isso, desde o início, treinamos um time com especialistas em cada função. Sempre tentamos aumentar a empresa de forma a escalonar o negócio”.

Com sede em Cruzeiro do Sul, a Tendence encontrou na tecnologia de alto padrão uma forma de criar ambientes personalizados, sem deixar de lado o toque artesanal. Hoje a fábrica possui sistemas de automação e softwares de ponta para desenvolver os projetos.

A exemplo, Lorenz conta que, por meio da engenharia interna, a equipe consegue programar o maquinário para produzir peças exclusivas a qualquer momento. “Eu acho que o segredo disso tudo, certamente, é o sistema. Os programas que gerenciam nossa empresa é o coração que faz tudo isso funcionar”.

Entre escritórios, cozinhas, quartos, banheiros e salas, a Tendence soma 1300 clientes. Os móveis são compostos por MDF e os materiais oferecem a qualidade de marcas de renome mundial. Além disso, para garantir a qualidade e a eficiência dos projetos, possui parceria com arquitetos e escritórios de arquitetura para transformar os ambientes.

O bate-papo completo com a Tendence Móveis Planejados pode ser conferido no QR Code desta página. O programa “O Meu Negócio” é transmitido ao vivo nas segundas-feiras, na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Motomecânica, Kappel Imóveis, Black Contabilidade, Marcauten, Grupo Zagonel, A Mobília Lajeado, Dale Carnegie, Sunday Village Care, 3F1B Móveis Estratégicos e STW Automações.

ENTREVISTA

CRISTIAN LORENZ, sócio da Tendence Móveis Planejados

“A empresa, para criar o nome que tem, precisa de pessoas boas e comprometidas”

Wink – Qual a tua origem? O que teus pais te inspiraram e quais valores tu leva até hoje?

Lorenz – Somos de Cruzeiro do Sul, meu pai Claudir a vida inteira trabalhou em obras e a mãe Marlene como faxineira e dona de casa. É dali que vem os pilares e valores. Considero o básico, mas é aquela coisa de ainda ser no fio do bigode, olho no olho e cumprir com o prometido. Sem contar com a honestidade, caráter e ética.

Wink – De alguma forma você incorpora esses valores na equipe e nos negócios?

Lorenz – Se puxar nosso símbolo – a estrela – ele representa muito, pois tem os quatro pilares e cada um tem um significado. São eles a empatia, o comprometimento, a qualidade e adaptação.

Wink – Falando em adaptação, como tu lida com a equipe, principalmente com essa última variável das cheias?

Lorenz – A gente tem uma gestão muito aberta com a equipe, pois entendemos que sozinhos não conseguimos chegar muito longe. Nosso braço alcança até um certo ponto. A empresa, para criar o nome que tem, precisa de pessoas boas e comprometidas. Esse contato que a gente tem é muito direto, é conversa individual e quase que diária com algumas pessoas. É entender de fato a realidade e o que está acontecendo. Nas cheias, tivemos funcionários que foram atingidos diretamente, a ponto de ter ficado só com a roupa do corpo. Outros sobraram a casa, mas o que tinha dentro perderam tudo.

Wink – Como você construiu tua formação?

Lorenz – Até o ensino médio fui na escola municipal em Cruzeiro. Depois vim para a Univates, onde fiz o curso técnico de edificação, que é mais ligado para a linha de construção. Ali foi muito legal porque era o meio em que meu pai estava inserido, então eu tinha domínio, até porque trabalhei um tempo com ele em obras. Foi legal aliar a prática com a teoria e, com certeza, o principal fator foi os relacionamentos que consegui fazer nestes cursos, principalmente com os mentores e professores. Depois dessa formação, fui para administração. Não cheguei a concluir, mas fiz mais da metade. Fiz também um curso de marcenaria no Senai. Era um curso de duas mil horas em que a gente ia a fundo para entender sobre os tipos de madeira.

Wink – O tema empreendedorismo esteve no curso técnico ou na graduação?

Lorenz – Lembro que tive uma cadeira específica sobre empreendedorismo e ali despertou o interesse para pensar em fazer algo a mais. Na época, trabalhava em uma empresa na qual era uma franquia de móveis com mais de 300 lojas no Brasil e eu percebia que estava amarrado em algumas questões.

Wink – Como é trabalhar com teu sócio?

Lorenz – Eu fico mais na parte comercial, administrativa e financeira. E o Cristiano fica na engenharia, compra e produção. Uma parte depende da outra. Então, eu preciso fazer o meu bem feito para chegar o projeto nele. E ele precisa fazer a parte dele para depois a logística entrar e fechar o ciclo. A gente consegue se cobrar de uma maneira que os dois corram juntos.

Wink – Onde tu tens essas informações de tendência e movimento de mercado?

Lorenz – A gente participa de feiras no Brasil. Vamos, normalmente, para São Paulo na Fimma. Vemos muitas soluções que a gente traz para implantar na fábrica.

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