O tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya iniciou as funções na coordenação da defesa civil em Lajeado nesta segunda-feira, 1. Ele já atua no novo cargo na sede do departamento no Parque do Imigrante.
Maya aceitou o convite feito pela administração de Lajeado após acompanhar os trabalhos de atendimento aos atingidos pela enchente em junho. Na reserva remunerada desde 2021, o novo coordenador substitui Gilmar Queiroz, que pediu para deixar a função após a enchente de maio.
“Tomara que seja um bom trabalho especialmente para quem depende deste serviço. Estou me inteirando das missões que cabem a defesa civil. As inundações mudaram em termos de proporção, falamos agora em 34, 35 metros, bem acima do que ocorria”, analisa.
Luís Marcelo Gonçalves Maya tem 56 anos, é natural de Cachoeira do Sul e chegou ao Vale do Taquari em 1990 para comandar a guarnição dos bombeiros. Bacharel em ciências policiais militares e direito, ele também atuou nos bombeiros de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Santa Maria. Além disso, foi comandante do CRPO Vale do Taquari, que responde pelos quarteis da Brigada Militar na região.