“Precisamos aumentar a dosagem dos recursos”, afirma presidente da Famurs

marcha dos prefeitos

“Precisamos aumentar a dosagem dos recursos”, afirma presidente da Famurs

Marcelo Arruda alega que verbas já destinadas ao Estado são importantes, mas é necessário mais para recuperar os prejuízos e reconstruir as cidades

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Julho de 2024 às 09:29

“Precisamos aumentar a dosagem dos recursos”, afirma presidente da Famurs
Presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul , Marcelo Arruda (Foto: Rodrigo Martini).

Mais de 300 prefeitos do RS e, pelo menos, 400 municípios representados na Marcha dos Prefeitos em Brasília. Um encontro idealizado pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que visa buscar o socorro necessário para as centenas de municípios atingidos pelas cheias.  

São inúmeras as demandas locais e, conforme o prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da Famurs, Marcelo Arruda, a grande preocupação do último mês foi em relação a queda de arrecadação de ICMS. Em maio, a redução foi de 22%, e em junho, 23%. “Estamos falando de quase R$ 2 bilhões a menos que entraram nos cofres do governo do Estado. Desses, R$ 400 milhões correspondem aos municípios.”

Além disso, Arruda reforça que essa preocupação tem tirado o sono dos gestores municipais que possuem também a responsabilidade de reestruturar estradas, auxiliar os agricultores na recuperação dos solos e ajudar os empresários na recuperar das empresas. “Aquele cidadão que perdeu sua casa para que tenha a oportunidade de uma nova moradia”

“O movimento é uma forma de alertar o Brasil. Os recursos que vieram são importantes, mas precisamos aumentar a dosagem da medicação para poder realmente recuperar os prejuízos e reconstruir as cidades”. Ainda, a necessidade de recursos para ter as obras preventivas e evitar novos prejuízos. 

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais