Há 50 anos: Morria o ex-prefeito João Frederico Schaan

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos: Morria o ex-prefeito João Frederico Schaan

Por

João Frederico Schaan, prefeito de Lajeado entre 1936 e 1943, falecia aos 79 anos na cidade de Porto Alegre. Schaan nasceu em Montenegro, em 1894, filho de imigrantes alemães. Na juventude, veio a Lajeado, onde casou com Ema Estefânia Kieling, em 1923.

Aqui, foi empresário industrial, administrava uma antiga fábrica de balas, chocolates e caramelos, no local que por muitos anos funcionou o Restaurante Tombado, em frente à Praça da Matriz.

Schaan foi prefeito de Lajeado de 1936 a 1943 e é quem dá nome à Biblioteca Municipal da cidade, criada por ele em 1941. Foi durante seu governo que teve início a Escola Moisés Cândido Veloso e também foi nesse período que a Emef Fernandes Vieira foi erguida.

Além disso, foi Schaan quem cedeu o atual terreno do Colégio Presidente Castelo Branco e incentivou a construção da atual estrutura. Durante seu governo foi inaugurada a Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio, em 1939, e, em 1941, enfrentou os desafios da maior enchente registrada até então.

Enquanto isso…

Morte de Perón – Morreu, no dia 1º de julho de 1974, o presidente argentino Juan Domingo Perón, o único a liderar o país por três mandatos. Péron, (foto) junto da esposa Eva, deram as bases para um movimento político ainda hoje muito forte na Argentina, o Peronismo, cuja ideologia é baseada no papel central de trabalhadores e na necessidade de proteger os direitos trabalhistas. Perón foi presidente da Argentina de 1946 a 1952, de 1952 a 1955 e de 1973 a 1974, quando faleceu aos 78 anos, por uma parada cardíaca.

Há 20 anos…

Emef João Beda Köerbes inaugurava ampliação

A escola de ensino fundamental João Beda Köerbes, de Arroio do Meio, inaugurava a ampliação da estrutura. Professores, alunos e funcionários acompanharam a solenidade e comemoraram a finalização da obra.

A escola tinha sido criada em 1984, época em que não passava de duas pequenas salas de aula, uma cozinha e um banheiro. Nos anos 1990, foram feitas as primeiras ampliações. As obras mais recentes tinham iniciado em 2001 e ficaram prontas em 2004, na época, com um custo de R$ 235 mil para o município.

Ao todo, eram seis novas salas de aula, banheiros, auditório, salas para os professores, direção e ainda um laboratório.

Hoje é

  • Dia do Hospital
  • Dia do Bombeiro Brasileiro

Santo do dia: São Bernardino Realino.

Acompanhe
nossas
redes sociais