Estado investe em análise de solo após enchente

ENTREVISTA – CONEXÃO REGIONAL

Estado investe em análise de solo após enchente

Estudo internacional e levantamento da Emater sobre culturas mais afetadas estão entre ações pela Secretaria Estadual de Agricultura para mitigar impacto da catástrofe nas lavouras

Por

Estado investe em análise de solo após enchente
Foto: Arquivo A Hora
Estado

A produtividade das lavouras gaúchas é motivo de preocupação do governo estadual. O entendimento é que a catástrofe de maio possa ter prejudicado a qualidade de solo e mudado a sua composição. O assunto foi tema de entrevista do novo secretário estadual de Agricultura, Clair Kuhn, ao Conexão Regional da Rádio A Hora.

“Nossa preocupação é com a fertilidade do solo, que a enchente possa ter levado embora nutrientes. Mandamos a Emater a campo para levantamentos e estamos em contratação de estudo internacional com histórico de análise em locais com catástrofes parecidas com a nossa”. Pontua.

O secretário reitera que o estado e os municípios não tem condições de superar a crise no setor agrícola, sem a intervenção do governo federal. Entre os pedidos estão maior prazo para as parcelas de financiamentos e uma atenção especial para o Rio Grande do Sul no plano safra.

Apesar do cenário marcado pelas dificuldades no setor, Kuhn confia no potencial de resiliência dos produtores rurais gaúchos e das empresas ligadas ao setor. “A Expointer vai ser a marca da reconstrução”, aposta.

Kuhn assumiu recentemente a função após a saída de Giovani Feltes, que é pré-candidato nas eleições de outubro. Ele já atuava na pasta na condição de adjunto e desde então coordenada as demandas ligadas a agricultura em âmbito estadual.

Assista a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais