A produtividade das lavouras gaúchas é motivo de preocupação do governo estadual. O entendimento é que a catástrofe de maio possa ter prejudicado a qualidade de solo e mudado a sua composição. O assunto foi tema de entrevista do novo secretário estadual de Agricultura, Clair Kuhn, ao Conexão Regional da Rádio A Hora.
“Nossa preocupação é com a fertilidade do solo, que a enchente possa ter levado embora nutrientes. Mandamos a Emater a campo para levantamentos e estamos em contratação de estudo internacional com histórico de análise em locais com catástrofes parecidas com a nossa”. Pontua.
O secretário reitera que o estado e os municípios não tem condições de superar a crise no setor agrícola, sem a intervenção do governo federal. Entre os pedidos estão maior prazo para as parcelas de financiamentos e uma atenção especial para o Rio Grande do Sul no plano safra.
Apesar do cenário marcado pelas dificuldades no setor, Kuhn confia no potencial de resiliência dos produtores rurais gaúchos e das empresas ligadas ao setor. “A Expointer vai ser a marca da reconstrução”, aposta.
Kuhn assumiu recentemente a função após a saída de Giovani Feltes, que é pré-candidato nas eleições de outubro. Ele já atuava na pasta na condição de adjunto e desde então coordenada as demandas ligadas a agricultura em âmbito estadual.
Assista a entrevista completa: