“É hora de redobrar atenção”, diz especialista em direito eleitoral

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

“É hora de redobrar atenção”, diz especialista em direito eleitoral

Advogado Fábio Gisch orienta sobre condutas vedadas aos políticos no período que antecede a votação

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Julho de 2024 às 14:52

“É hora de redobrar atenção”, diz especialista em direito eleitoral
Advogado especialista em direito eleitoral, Fabio Gisch. (Foto: Pedro Rodrigues).
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Estamos há três meses das eleições municipais e a partir do próximo sábado, 6, é necessário redobrar a atenção em relação à legislação eleitoral”, informa o advogado especialista em direito eleitoral, Fábio Gisch.

Entre as ações que devem ser evitadas por pré-candidatos, está a autopromoção, manifestada em comunicações organizacionais e em participações na impressa.

“É apenas autorizado mencionar fatos de interesse público, sem utilizar do discurso de grandeza durante a fala”, ressalta Gisch.

A legislação também proíbe a transferência de emendas parlamentares, se não relacionadas ao estado de calamidade pública dos municípios. Além disso, também é proibida a participação de pré-candidatos em inaugurações de obras públicas.

O advogado considera que o período entre 6 de julho e 15 de agosto o mais perigoso. “É o momento em que é necessário ficar extremamente atento as manifestações, porque qualquer erro cometido, pode ser considerado um crime eleitoral.”

Nesta sexta-feira, 5, é o último dia que servidores públicos podem continuar em atividades relacionadas ao cargo, após esta data é necessário o afastamento. Entretanto,  só pode se manifestar como candidato, após 16 de agosto.

Assista a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais