Para celebrar o Dia do Cooperativismo, no próximo sábado, 6, as agências do Sicredi, em Estrela, vão promover uma grande mobilização para recuperar os espaços do Parque Princesa do Vale. Para tanto, foi criado o grupo de whattsapp “Dia C” com a meta de alcançar 360 integrantes. Na tarde de ontem, já contava com 322 voluntários.
A programação começa às 7h30, com café da manhã. O início dos trabalhos será às 8h. Às 14h30, almoço coletivo, e às 15h, reinauguração e entrega do Princesa do Vale à comunidade.
Enchente em Estrela
O Princesa do Vale, assim como o município, foi severamente atingido pela enchente de maio (veja foto). Um grupo de militares fez limpeza inicial, mas o espaço segue fechado.
O Parque tem importante papel em Estrela. Deste o chimarrão entre amigos, passando pelo esporte e eventos, como o Natal, o local era bastante utilizado pela comunidade e uma referência do município.
Taquari-Antas
O trabalho durante o 1ª Oficina para Priorização do Plano de Ações (Fase C) da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari- Antas tem tudo para sair do papel à prática. Na última sexta-feira, em Caxias do Sul, membros do Comitê, prefeitos, vereadores, técnicos e representantes do Ministério Público e sociedade civil debateram e elegeram as prioridades para o Plano de Ações. “Gestão de Eventos Críticos e Monitoramento Hidrológico” foram as temáticas priorizadas pelo grupo.
Em tempo
Todos os participantes, ainda impactados pela última enchente, sabem da necessidade de trabalhar ações em nível de bacia e de microbacias. Da mesma forma, sabem da importância de levar as demandas adiante, de captar recursos, de encaminhar ações e, quem sabe, obras. Não é fácil! Mas como parlamento das águas, o Comitê tem credibilidade. E o compromisso do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento do RS de apoiar nos encaminhamentos de projetos, captação de recursos, etc.
Natureza em exposição
Bela iniciativa do Departamento de Meio Ambiente de Fazenda Vilanova com o projeto “A Natureza é uma Arte”. Estudantes produziram obras utilizando elementos como folhas, flores, galhos… Além dos quadros e releituras, confeccionaram filtros dos sonhos. A exposição pode ser visitada no saguão da prefeitura.