O governo de Lajeado decidiu suspender concurso público, com provas aplicadas no domingo, 30. A decisão foi tomada para averiguar denúncias feitas, por telefone e redes sociais, para administração sobre problemas no certame.
Com a suspensão, todos os atos seguintes do concurso, como correção de provas, respostas a questionamentos ficam suspensos até concluída a averiguação. Após estas verificações, a administração decide se anula ou mantém.
O concurso foi realizado pela empresa ILD – Instituto Latinoamericano de Desenvolvimento, que venceu em dezembro de 2023 a licitação para a realização do certame. A empresa tinha a responsabilidade sobre todas as etapas necessárias para condução da seleção.
Uma equipe do governo municipal responsável pelo concurso acompanhou o processo na manhã de domingo, na Univates, onde as provas foram realizadas. O grupo também percebeu falhas, como número insuficiente de fiscais para garantir a lisura do certame, falta de controle no acesso dos candidatos aos sanitários e falta de controle no acesso de pessoas aos prédios, entre outras.
“Para garantir que tenhamos um processo seguro e confiável, decidimos pela suspensão do certame e abertura de um processo administrativo especial para apurar os fatos”, explicou a titular da Sead, Elisângela Hoss de Souza.
Caso a suspensão seja revista, o processo seguirá normalmente. Caso se decida pela anulação do concurso, o valor das inscrições será devolvido aos candidatos e nova licitação será realizada para contratar outra empresa para realizar o concurso. O edital de suspensão será publicado e a empresa será notificada formalmente sobre a decisão da administração.
Ainda não houve pagamento da empresa contratada e, de acordo com o contrato, os valores só serão pagos se o concurso for mantido e concluído, caso contrário não há pagamento. Se forem constatadas irregularidades, a empresa poderá ser penalizada.