Lugar tranquilo, aconchegante e onde os vizinhos possuem bom relacionamento, além de um custo de vida acessível. Falta de calçamento nas ruas, animais abandonados e pouca oferta de comércios e outros estabelecimentos. Bairros vizinhos, Igrejinha, Imigrante e Planalto possuem muito em comum. Tanto nos pontos positivos quanto nos desafios para melhorar a vida da comunidade.
Aspectos e problemas ficam evidentes em pesquisa conduzida pela Macrovisão, a pedido do Grupo A Hora. No levantamento, também há menções sobre a infraestrutura dos bairros e também de situações que incomodam moradores, como drogadição e presença de ratos e baratas nas ruas.
A pesquisa, braço do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os bairros”, foi feita entre os dias e 23 de março de 2023 e teve um grau de confiança estatístico de 95%. O estudo foi desenvolvido através de um questionário estruturado, com algumas questões abertas, definido de comum acordo entre as partes interessadas.
“Questionando os entrevistados para destacar de forma espontânea pontos positivos e negativos, é possível conhecer mais detalhes do que os moradores valorizam na sua qualidade de vida”, destaca o diretor da Macrovisão, Lucildo Ahlert.
Serviços públicos
Ainda que sejam bairros estritamente residenciais – sendo que o Imigrante reserva laços rurais –, a dificuldade de acesso a alguns serviços é alvo frequente de queixas dos moradores. São situações relatadas também na avaliação da qualidade dos serviços.
As menores notas estão relacionados a problemas de infraestrutura – vias para caminhar, ciclovias e equipamentos para a prática de esportes –, além de animais na rua e a drogadição. Já a área da educação concentra os serviços com melhor avaliação.
Também se destacam programas para a terceira idade e abastecimento de água.
Pesquisa inédita
O levantamento da Macrovisão, contratado pelo Grupo A Hora, traz uma radiografia dos 27 bairros de Lajeado (o Jardim Botânico foi sancionado apenas em abril).
Impressões dos moradores
- “Local tranquilo e aconchegante”, “bom de morar” e “há segurança” dominam os significados dos bairros para os moradores. A união entre os moradores e a boa vizinhança também são mencionados por entrevistados;
- Para 75% dos entrevistados, a qualidade de vida nos três bairros é considerada “boa”, enquanto 17,9% consideram como “muito boa”. Apenas 7,1% citam como “ruim ou regular”;
- Quase 43% das pessoas ouvidas na pesquisa avaliam como “boa” a possibilidade de encontrar moradias para o seu padrão nos bairros. Outros 43% destacam como “muito boa”, enquanto consideram 14,3% consideram “ruim ou regular”;
- Por outro lado, o número de pessoas que consideram “ruim” a avaliação das oportunidades de emprego nos bairros chama atenção, chegando a 35,7%%. Os que consideram “regulares” totalizam 42,9%, enquanto apenas 21,4% afirmam que são “boas”;
- As comunidades estão satisfeitas com a avaliação das oportunidades de lazer e diversão nos bairros. Mais de 53% consideram como “muito boas”, enquanto 21,4% acham “boas” e 25% citam como “ruins ou regulares”;
- Quase 80% acreditam que é necessário novos loteamentos nessa região, enquanto 17,9% discordam;
- Já a perspectiva de crescimento e desenvolvimento no setor é positiva, com 85,7%% dos entrevistados considerando “boa” e apenas 14,3% avaliando como “péssima ou regular”.