Nascido em 1951 em Arroio Grande, o bispo visitava sua cidade natal, Arroio do Meio, há 20 anos. Filho dos agricultores Hilda e Arthur Klaus, Canísio iniciou os estudos nas localidades de Arroio Grande e Dona Rita.
Na juventude, estudou no Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Meio, depois foi para Santa Cruz do Sul e, mais tarde, Viamão, onde se formou em filosofia e teologia.
Canísio se tornou padre em 1979 e passou muitos anos como missionário no Mato Grosso. Foi nomeado bispo da Diocese de Diamantino, no Mato Grosso, em 1998, e ordenado em Arroio do Meio.
O religioso permaneceu no Mato Grosso até 2010, quando foi nomeado bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. Em 2016, Dom Canísio voltou ao Mato Grosso, quando foi escolhido para ser bispo da Diocese de Sinop.
Há 50 anos, ampliação da Emef Santo André
A escola municipal do bairro Santo André, de Lajeado, inaugurava um novo anexo à estrutura. O educandário recém tinha sido erguido na localidade. Foi na mesma época, nos anos 1970, que a Companhia Riograndense de Habitação, em conjunto com o governo municipal, incentivou a ocupação dessa área e estabeleceu moradias populares no local, o que rendeu o nome de Vila Cohab ao Santo André. A escola existe até hoje no bairro e preserva o mesmo nome.
Hoje é
- Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
- Dia da Renovação Espiritual
Santo do dia: Santo Irineu