“Sair da opinião e ir para decisão técnica”, diz Júlio Salecker

INTERVENÇÕES NA BACIA TAQUARI-ANTAS

“Sair da opinião e ir para decisão técnica”, diz Júlio Salecker

Vice-presidente do comitê da bacia hidrográfica Taquari-Antas considera decisiva reunião desta sexta-feira em Caxias do Sul

Por

“Sair da opinião e ir para decisão técnica”, diz Júlio Salecker
(Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma das referências do Vale do Taquari sobre recursos hídricos, o vice- presidente da bacia Taquari-Antas, Júlio Salecker, defende uma evolução no debate sobre intervenções nos rios da região por meio de dragagens ou construção de barragens. A avaliação ocorreu durante entrevista ao Conexão Regional da Rádio A Hora, nesta quarta-feira, 26.

De acordo com Salecker, tudo que se refere a água tem que ser analisado a partir da extensão de todo o contexto da bacia hidrográfica, que abrange 119 municípios. “Temos que sair da opinião e ir para decisão técnica. É muito cedo pra dizer se dragagem resolve ou não resolve. É preciso definir se serão feitos os estudos técnicos, não temos batimetria no rio”, analisa.

LEIA TAMBÉM: Reunião aberta do Comitê Taquari-Antas

Conforme o especialista, a propagação de opiniões sem conhecimento de dados técnicos não contribui para resolução do problema. Quanto aos valores das ações para mitigar os efeitos da enchente, Salecker compara o investimento aos prejuízos causados pela catástrofe. “No mundo foram feitas essas obras na Espanha Portugal, Alemanha e Estados Unidos”, argumenta.

Evento em Caxias do Sul
O especialista revela expectativa positiva para a 1ª Oficina para Priorização do Plano de Ações (Fase C) da Bacia Hidrográfica dos rios Taquari–Antas. O evento será nesta sexta-feira, 29, em Caxias do Sul, na UCS, onde está sediado o comitê.

Assista a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais