O governo federal implodiu a ponte da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na manhã desta quinta-feira, 27. Interditada desde maio após sofrer danos severos na enchente, teve um dos pilares comprometidos pela força da água do Rio Caí.
Sem condições de reparo, a decisão foi tomada para implodir a estrutura. A Construtora Cidade foi contratada para executar o serviço. Cerca de 2 toneladas de dinamite foram instaladas na quarta-feira, 26, e as regiões de Linha Temerária e São José do Caí foram evacuadas. A implosão ocorreu por volta das 9h, com o acompanhamento do Exército Brasileiro.
A remoção dos escombros será iniciada assim que o nível do rio baixar. Para garantir a circulação provisória entre as duas cidades, uma estrutura temporária será instalada por militares, a aproximadamente 1 km da ponte original. A ponte provisória terá 60 metros de comprimento e cinco de largura, com tráfego em pista única no sistema “pare e siga”.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as obras para a construção de uma nova ponte estão previstas para começar na próxima semana. Com um custo estimado de R$ 31 milhões, a conclusão da nova estrutura está prevista para fevereiro de 2025.