Diehl assume coordenação regional do PL

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Diehl assume coordenação regional do PL

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ex-assessor parlamentar, ex-secretário da Fazenda de Estrela, e (ainda) pré-candidato a vereador no mesmo município, Felipe Diehl (PL) foi anunciado pelo deputado federal Giovani Cherini (PL) como Coordenador Regional do Partido Liberal (PL) no Vale do Taquari. A tendência é que ele desista de concorrer em outubro e se dedique a dialogar com líderes municipais para compreender e diagnosticar os caminhos para o pleito de outubro. O PL, é bom que se diga, tem crescido e muito em todo o Estado e, conforme pesquisas internas, é um dos partidos mais lembrados em alguns municípios. Mas o grande desafio é transformar essa lembrança espontânea em votos nas urnas.

União acerta e amplia prazo do Auxílio Reconstrução

Erros humanos, dados incorretos, falta de informação e/ou comunicação, ineditismo dos fatos e consequências, e colapso. São diversas as razões, lapsos e dificuldades para a demora no cadastro de todas as pessoas aptas a receber o importante Auxílio Reconstrução. Muitos usam isso de forma politica para “atacar” adversários políticos, é claro. Afinal, faz parte do jogo maquiavélico da política ser incoerente, oportunista e injusto. Mas, e para a sorte do Rio Grande do Sul, os verdadeiros representantes do governo federal não querem agir assim e demonstraram empatia e solidariedade aos gestores municipais que precisam gerir, pela primeira vez na história, um delicado e complexo momento de colapso social nos respectivos municípios. Nessa terça-feira, e de forma acertada, reforço, o Ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta (PT), atendeu aos apelos de diversas associações e prorrogou até o dia 12 de julho o prazo para finalizar os cadastros. Parabéns!

Simone assume o Comitê Científico do estado

O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande foi instalado oficialmente na manhã de ontem, em cerimônia realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Composto por especialistas e pesquisadores de diversas áreas e de renome nacional e internacional, o grupo terá como missão analisar e propor ações e políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climática no Estado. E a coordenação do grupo ficará a cargo da encantadense radicada em Lajeado, Simone Stülp, a atual Secretária Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. O grupo vai tratar de diversos temas, desde sistemas de proteção de cidades até estudos voltados para a ativação econômica e questões de saúde pública. Também serão abordados tópicos como desassoreamento de rios e córregos, mapeamento topográfico, sistemas de alertas mais avançados e cultura de prevenção. O colegiado será formado por 43 integrantes fixos (entre eles, o pesquisador da Univates, André Jasper) e terá caráter consultivo, devendo elaborar pareceres que serão encaminhados ao Comitê Gestor do Plano para tomada de decisão. As reuniões deverão ocorrer semanalmente, de forma híbrida, e o próximo encontro está marcado para dois de julho.

Dignidade ontem, hoje e sempre

Vereadores de Lajeado estão muito preocupados com as condições previstas para as necessárias e urgentes casas populares. Inclusive com a largura das ruas. É um avanço importante na casa legislativa. Em outros momentos, e aqui podemos citar como exemplo a construção das centenas de apartamentos populares entre os bairros Santo Antônio e Jardim do Cedro, entre 2012 e 2016, não percebemos tanta preocupação com esses detalhes. Naquele momento, aliás, nem sequer a falta de ferramentas públicas básicas (creche, postos de saúde, etc) próximas foram entraves aos críticos.

Schneider pede dispensa de jovens do exército

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) solicitou ao general Hertz Pires do Nascimento, o comandante militar do sul, para que os jovens de Estrela e demais cidades do Vale do Taquari sejam dispensados do serviço obrigatório até 2026. Para o gestor estrelense, e isso faz sentido, os jovens precisam dessa liberdade para auxiliar as respectivas famílias neste momento de reconstrução.

TIRO CURTO

– Aline Eggers Bagatini, Gilberto Piccinini e Ângelo Fontana integram a nova diretoria do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs).
– Em Teutônia, a denúncia contra a vereadora Neide Schwarz (PDT), às vésperas do período eleitoral, e envolvendo suposto desvio de recursos para castração de animais, tem tudo para ser arquivada. E há quem diga que a denúncia original partiu de agente de outro município, inclusive.
– Já em Encantado, os vereadores Diego Pretto (PP), Marino Deves (PP), Valdecir Cardoso (PP), Sander Bertozzi (PP), Carlos Eduardo Da Silva (MDB) e Andressa de Souza (MDB) derrubaram a necessidade de urgência na votação do projeto do Executivo que autorizaria a contratação de operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal.

Mais proteção à Corsan/Aegea

Duramente atingida pela histórica enchente de maio, a estação coletora de água da Corsan/Aegea instalada às margens do Rio Taquari, em Lajeado, deve passar por uma ampliação nos próximos meses. Entre as medidas em estudo, destaque para a elevação da altura em aproximadamente três metros, como forma de mitigar os riscos de colapso na parte elétrica e nos comandos da estrutura localizada na Rua Bento Rosa.

Também serão avaliados investimentos em ferramentas semelhantes às comportas e mais eficazes para “impermeabilizar” a edificação, mesmo diante de uma inundação próxima à cota 34. Em resumo, o objetivo é evitar um novo colapso no abastecimento de água.

Acompanhe
nossas
redes sociais